DestaqueGeralInternacional

Cidades antigas com mais de 2.500 anos é descoberta na floresta amazônica por pesquisadores

Uma equipe de cientistas descobriu um conjunto de cidades antigas, com mais de 2.500 anos, na região Amazônica. A descoberta ocorreu no Vale do Upano, situado nas colinas a leste dos Andes. O estudo, publicado recentemente na revista Science, revelou uma rede de centros urbanos pré-colombianos na área.

Durante as investigações de campo, os especialistas encontraram uma série de plataformas monumentais, praças e vias organizadas em um layout característico. Essas estruturas estão integradas a um sistema de drenagens agrícolas extensas e terraços, bem como vias retas e largas que se estendem por longas distâncias.

Estima-se que as cidades descobertas tenham coexistido com o Império Romano. “Este é o sítio mais antigo que conhecemos na Amazônia”, comentou o professor Rostain, do Centro Nacional de Pesquisa Científica da França, em uma entrevista à BBC.

Os pesquisadores identificaram uma variedade de residências e construções usadas para rituais. Os sítios arqueológicos incluem aproximadamente 6 mil plataformas retangulares, geralmente agrupadas de três a seis, frequentemente circundando uma praça central.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *