DestaqueEducação

Cadastro e recadastro para meia-passagem estudantil em Manaus já estão abertos para 2024

O Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) anunciou o início do período de cadastro e recadastramento para a meia-passagem estudantil deste ano, para os estudantes da rede privada de ensino em Manaus. A campanha iniciou nesta segunda-feira, 15/01, e se estenderá até o final de fevereiro, marcando um período importante para os estudantes garantirem seu benefício.

Importante destacar, o processo para alunos da rede pública é automatizado, com as secretarias de educação municipal e estadual providenciando os dados necessários diretamente ao Sinetram, garantindo o procedimento para aos estudantes.

Procedimento de Cadastro

O cadastramento e recadastramento podem ser feitos através do portal estudantes.manaus.am.gov.br. Para novos usuários, é necessário que aguardem a aprovação de suas instituições de ensino após o cadastro. Além disso, o CPF é um requisito obrigatório para o procedimento.

Durante os meses de janeiro e fevereiro, o limite de créditos para estudantes da rede privada e universidades é de 38, considerando o período de férias.

Gratuidade

Os alunos matriculados na rede pública municipal e estadual não precisam realizar o processo de cadastro e recadastro. Os alunos que já usufruem e se encaixem no seguinte perfil: que estejam matriculados em escola pública, da rede municipal ou estadual, que morem a mais de 1 quilômetro de distância da escola e estejam com o CPF preenchido na central de matrícula tem o cadastro realizado automaticamente.

O estudante que mora a menos de 1 quilômetro de distância da escola, que não recebeu o benefício da gratuidade, mas tem o cartão Passa-Fácil, poderá comprar a meia-passagem normalmente até o limite de 60 passagens por mês.

Além disso, todo estudante que possui o benefício da gratuidade, poderá se cadastrar em cursos livres, como: Pré-vestibular e idiomas, para obter também o direito ao benefício da meia passagem.

Recadastro

Caso o estudante tenha perdido ou danificado seu cartão e deseja solicitar outro, o mesmo pode solicitar o serviço pela Sindy e/ou SAC do Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Amazonas (Sinetram) 0800 2123 270, horário comercial das 8h às 17h.

O IMMU reforça que o cadastro de estudantes da rede pública de ensino será feito de maneira automática. O aluno que se enquadram nos critérios de moradia e estão com o CPF atualizado na central de matrículas recebem o benefício automaticamente.

Escolas Privadas e Cursos Livres

O IMMU também faz um apelo para que escolas particulares, faculdades e cursos livres atualizem seus cadastros no sistema, escolas.sinetram.com.br. Este procedimento é crucial para assegurar a continuidade do benefício da meia-passagem aos estudantes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *