CidadesDestaque

Programa de prevenção ao HIV é anunciado pela Prefeitura de Manaus

A Prefeitura anunciou a expansão da disponibilidade da Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) em sua rede de saúde básica. A informação foi passada nessa segunda-feira 22/1, o número de unidades de saúde que oferecem esse serviço preventivo aumentou, alcançando um total de nove. Essa iniciativa representa um avanço importante na prevenção do HIV entre os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) da capital.

As unidades adicionadas à lista incluem a Clínica da Família Carlson Gracie e a USF Arthur Virgílio, ambas sob a gestão do Distrito de Saúde Norte, além da USF Amazonas Palhano, USF Ivone Lima e USF Luiza do Carmo Fernandes, coordenadas pelo Distrito de Saúde Leste. Estas unidades se juntam às já existentes, como as clínicas da família Carmen Nicolau e Fábio do Couto Valle, e às USFs Luiz Montenegro e Ajuricaba, que juntas já assistem 865 pessoas utilizando a PrEP.

A oferta da PrEP nas novas unidades inicia após uma série de capacitações multiprofissionais voltadas às equipes, incluindo não só médicos, enfermeiros e farmacêuticos, profissionais habilitados a prescrever o método, como assistentes sociais, psicólogos, recepcionistas e outros trabalhadores.

Manaus registrou, no ano passado, 1.339 casos novos de HIV e 413 casos de Aids, conforme o Núcleo de Controle do HIV/Aids da Semsa, com base em dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação, do Ministério da Saúde. Em 2022, foram 1.904 casos novos de HIV e 486 casos de Aids registrados no município.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *