DestaquePolícia

PF realiza operação contra difamação eleitoral através de Inteligência Artificial

Manaus, AM – Nesta sexta-feira, 9/2, a Polícia Federal deu um importante passo no combate à desinformação com o lançamento da Operação Nirmata no Amazonas. A operação tem como foco principal desvendar uma rede responsável pela criação de conteúdo difamatório contra o prefeito de Manaus, utilizando tecnologia de inteligência artificial.

No total, nove mandados de busca e apreensão foram emitidos, com alvos variados, incluindo um designer, três agências de publicidade, sócios dessas empresas e dois indivíduos envolvidos na distribuição das notícias falsas.

Durante a operação, a Polícia Federal apreendeu diversos dispositivos de armazenamento de dados. Além disso, os suspeitos foram convocados a prestar depoimento na Superintendência da Polícia Federal. Essa ação contou com o apoio do Ministério Público Eleitoral e da Ordem dos Advogados do Brasil.

A operação

O caso teve início após um protesto de professores em frente à Prefeitura de Manaus. No dia seguinte ao protesto, um áudio viralizou, atribuindo ao prefeito comentários ofensivos aos docentes. Imediatamente, a Polícia Federal iniciou uma investigação, desmentindo rapidamente a autenticidade do material.

Após uma investigação detalhada, as autoridades conseguiram identificar o sistema utilizado na criação do áudio falso, o local onde foi produzido e uma agência de publicidade responsável pela sua divulgação em plataformas digitais.Esta operação marca um avanço significativo na luta contra a desinformação e reforça o compromisso das autoridades locais em preservar a integridade do processo eleitoral em Manaus.

Fonte: site gov.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *