Governo inaugura via de acesso ao futuro Parque Encontro das Águas
Nesta segunda-feira, 19/2, foi entregue pelo Governo do Estado mais uma avenida para compor a malha viária da cidade de Manaus. A via, Desembargador Anísio Jobim, situada no bairro Colônia Antônio Aleixo, zona leste da cidade, será fundamental para o tráfego de veículos pesados e vai compor o itinerário de incentivo ao turismo, servindo como acesso ao futuro Parque Encontro das Águas, um projeto da Prefeitura.
A restruturação da via, conduzida pelo Governo do Estado através da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) e ligada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb), foi possível através de emenda parlamentar proposta pelo ex-deputado estadual e atual secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), Serafim Corrêa. A obra contou com investimentos de R$ 4,4 milhões.
De acordo com o governado, a via totalmente pavimentada não apenas melhora a mobilidade local, mas também representa um marco na transformação do turismo em Manaus. A rua, que suporta um tráfego médio de 130 veículos pesados por dia, é vista como um passo inicial essencial para apresentar novas atrações turísticas na capital.
Os trabalhos realizados na rua Desembargador Anísio Jobim incluíram pavimentação, asfaltamento, drenagem, instalação de meio-fio, sarjetas, calçadas e a ampliação da própria via, que tem uma extensão total de 1,7 quilômetro.
Sobre o Parque Encontro das Águas
O projeto original do Parque Encontro das Águas foi criado pelo renomado arquiteto Oscar Niemeyer. Inicialmente concebido para abrigar um museu e um restaurante em uma área de 1,8 mil metros quadrados, o projeto foi posteriormente revisado e expandido para se tornar um parque urbano. Atualmente em construção pela Prefeitura de Manaus, o parque abrangerá uma área total de mais de 17,5 mil metros quadrados.
Previsto para ser concluído em 12 meses, o Parque Encontro das Águas oferecerá diversas atrações, incluindo um restaurante, pavilhão multiuso, pista de caminhada, mobiliário urbano, extenso paisagismo, quiosques, estacionamentos, acessibilidade para Pessoas com Deficiência (PcDs) e áreas ao ar livre com academia, playground e playpet.