Reunião da Comissão de Geodiversidade da Aleam destaca potencial do gás natural
Em encontro realizado na última sexta-feira (16/2), a Comissão de Geodiversidade, Recursos Hídricos, Minas, Gás, Energia e Saneamento Básico da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), liderada pelo deputado Sinésio Campos (PT), se reuniu com importantes representantes do setor energético para discutir a importância crescente do gás natural. Participaram do debate autoridades da Secretaria de Energia, Mineração e Gás (Semig), do Serviço Geológico do Brasil e da empresa Eneva, centralizado nas vantagens econômicas da extração de gás em Silves, situado a 200 quilômetros de Manaus, e seu papel essencial na transição para fontes de energia mais limpas.
Este encontro técnico aconteceu após anúncio feito pela Eneva sobre a exploração de dois novos campos de gás em Silves. A comissão espera que os novos projetos da empresa criem cerca de cinco mil empregos, transformando o município em um significativo polo de extração de gás e trazendo oportunidades econômicas valiosas para a região.
Dentre os temas abordados, destacou-se a função vital do gás natural na mudança do panorama energético, atuando como uma alternativa mais limpa aos combustíveis fósseis convencionais, como carvão e petróleo. Foi enfatizado que, em usinas termelétricas, o uso do gás natural pode reduzir as emissões de CO₂ em até 40%, comparado ao diesel e óleo combustível.
O evento contou com a presença de diversas autoridades, incluindo o secretário de Estado de Energia, Mineração e Gás (Semig), Ronney Peixoto; o secretário Executivo da Semig, Oziel Mineiro; o diretor de Exploração e Tecnologia de Baixo Carbono da Eneva, Frederico Miranda; o diretor de Relações Institucionais Norte da Eneva, Márcio Lira; o diretor de Relacionamento com a Imprensa da Eneva, Marcos Paulo; e o superintendente do Serviço Geológico do Brasil, Marcelo Motta.