Pix bate novo recorde de transações em um único dia
Foram contabilizadas 201,6 milhões de transações na última sexta-feira (5)
Na última sexta-feira (5), o Banco Central divulgou que o Pix, sistema brasileiro de pagamentos instantâneos, atingiu um novo recorde de transações diárias, com um total de 201,6 milhões de operações realizadas. Esse marco supera o recorde anterior, de 178,7 milhões de transações, estabelecido em 6 de março deste ano. “Os números são mais uma demonstração da forte adesão de pessoas e empresas ao Pix”, afirmou o Banco Central em comunicado.
Desde seu lançamento em novembro de 2020, o Pix tem demonstrado um crescimento expressivo em número de usuários e volume de transações. Até o momento, o sistema conta com mais de 155,8 milhões de usuários cadastrados e movimentou, até novembro de 2023, cerca de R$ 29,7 trilhões. O sistema, que permite a realização de transferências bancárias de forma gratuita, tem sido amplamente adotado para o pagamento de serviços e produtos em todo o Brasil.
Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central, ressaltou o impacto positivo do Pix no setor bancário, incentivando a abertura de contas bancárias e democratizando o acesso aos serviços financeiros. Ele também destacou a expectativa de que o Pix alcance uma média diária de transações equivalente a uma operação por cidadão brasileiro. Além disso, o Banco Central planeja lançar, em abril de 2024, o Pix Automático, facilitando ainda mais o pagamento de contas com autorização prévia do usuário.
Com um aumento de 105% no volume de transações em 2022, totalizando 11,7 bilhões de operações, o Pix está se consolidando como uma alternativa aos métodos de pagamento tradicionais, como cartões de crédito. Segundo Campos Neto, essa evolução faz parte de um plano mais amplo de digitalização e tokenização da moeda brasileira, o Drex, evidenciando o compromisso do Banco Central com a inovação e a modernização do sistema financeiro nacional.