DestaqueInternacional

EUA confirmam ataque iraniano e intensificam apoio a Israel

Forças de Defesa de Israel permanecem em alerta máximo, declara porta-voz

A Casa Branca confirmou na tarde de sábado (13) que o Irã lançou um ataque aéreo contra Israel. De acordo com a declaração, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, “é regularmente atualizado sobre a situação por sua equipe de segurança nacional e tem uma reunião agendada com eles hoje à tarde na Casa Branca”.

A equipe está em comunicação contínua com as autoridades israelenses e “com outros parceiros e aliados”. “O ataque deve se prolongar por algumas horas. O presidente Biden foi claro: nosso compromisso com a segurança de Israel é inabalável. Os Estados Unidos permanecerão ao lado do povo de Israel e apoiarão sua defesa contra essas ameaças do Irã”, afirmou o comunicado.

Daniel Hagari, porta-voz das Forças de Defesa de Israel (IDF, na sigla em inglês), anunciou no X (antigo Twitter) que o Irã enviou drones não tripulados de seu território em direção a Israel e que as IDF “estão em alerta máximo e constantemente avaliando a situação”.

Segundo ele, “o sistema de defesa aérea está totalmente alerta enquanto os aviões da Força Aérea e os navios da Marinha estão em missão para proteger o espaço aéreo do país”. “As IDF estão monitorando todos os alvos”.

Resposta ao ataque

Em um discurso no início da noite, Daniel Hagari disse que o país está vigilante ao “ataque direto” iniciado hoje pelo Irã e que as IDF, junto com seus parceiros, “estão operando com força total” para proteger o Estado e o povo israelense.

“Estamos determinados e preparados para essa missão”, enfatizou Hagari, destacando que “drones assassinos iranianos” estão em rota para Israel.”Esta é uma escalada séria e perigosa. Nossas capacidades defensivas e ofensivas estão no mais alto nível de prontidão, face a este ataque de grande escala pelo Irã”.

Segundo a Associated Press, este é o primeiro ataque militar de grande escala do Irã contra Israel, e a Guarda Revolucionária do Irã reconheceu o lançamento de “dezenas de drones e mísseis contra os territórios ocupados e posições do regime sionista”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *