Governador e embaixadora da Polônia debatem carbono e sustentabilidade
Governador enfatiza a Zona Franca como pilar socioeconômico do estado e a dedicação às melhorias para a População
Na quarta-feira (24/04), o governador Wilson Lima teve um encontro com a embaixadora da Polônia no Brasil, Bogna Joanna Janke, onde foram discutidas possibilidades de parcerias apoiadas pelo Governo do Amazonas. Dentre as iniciativas apresentadas, destacam-se a comercialização de créditos de carbono, já implementada no estado, a promoção do Polo Industrial de Manaus e o investimento em áreas de conservação.
A reunião ocorreu na sede do governo estadual, onde Wilson Lima reforçou a importância de manter o diálogo e fortalecer as relações internacionais, especialmente com nações que compartilham o interesse pela conservação ambiental e pela elevação da qualidade de vida dos habitantes da floresta, oferecendo melhores serviços de saneamento, infraestrutura e comunicação, incluindo acesso à internet.
Wilson Lima expressou o interesse significativo do estado em cooperações internacionais que contribuam tanto para a proteção da floresta quanto para o bem-estar da população local. “Qualquer investimento que siga essa direção será sempre bem-vindo”, afirmou o governador.
Ele também ressaltou que o Amazonas preserva 97% de sua floresta amazônica, sendo a Zona Franca de Manaus uma grande contribuinte, com mais de 500 empresas e cerca de 120 mil empregos diretos gerados por incentivos fiscais estaduais.
O governador mencionou o Mercado de Carbono do estado, que opera um sistema jurisdicional que já tem disponíveis para venda 806,9 milhões de toneladas de créditos históricos de carbono, com potencial de arrecadação de R$ 2,4 bilhões. Além disso, foram apresentadas as primeiras propostas aprovadas em um edital do estado, que devem gerar mais de R$ 3,3 bilhões em novos créditos de carbono em duas Unidades de Conservação.
De acordo com a embaixada polonesa, a visita teve o objetivo de explorar o potencial econômico do Amazonas e identificar oportunidades, especialmente nas áreas de turismo, cultura e desenvolvimento socioeconômico.
“Foi um encontro muito produtivo. Aprecio como o governador mantém o diálogo entre o estado e a Polônia. Estamos aqui para identificar possibilidades de cooperação nas áreas de proteção ambiental e turismo, além de explorar oportunidades para empresas polonesas no Amazonas, um estado bastante reconhecido na Polônia”, comentou Bogna Janke em sua primeira visita ao estado.
A embaixadora chegou a Manaus na quarta-feira e permanecerá até sexta-feira (26/04), com reuniões programadas também com a Federação das Indústrias do Amazonas, a Superintendência da Zona Franca de Manaus e o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia.
Também estiveram presentes na reunião o secretário-executivo de Cultura, Cândido Jeremias; o secretário executivo de Desenvolvimento Econômico, Gustavo Igrejas; e a vice-presidente da Empresa de Turismo do Amazonas, Laena Porto.