Rede Globo irá transmitir o 57º festival de Parintins, anuncia Governo do AM
Evento, que traz a disputa dos bois vai ser realizado nos dias 28, 29 e 30 de junho.
A 57ª edição do Festival Folclórico de Parintins, um dos mais emblemáticos do Amazonas, será transmitida pela Rede Globo e pela Rede Amazônica, segundo o anúncio feito pelo governador Wilson Lima nesta quinta-feira (2). O evento, que ocorrerá entre os dias 28 e 30 de junho na Ilha Tupinambarana, destaca-se pela rivalidade histórica entre os bois Garantido e Caprichoso. A informação foi veiculada no site G1 Amazonas.
Durante uma coletiva de imprensa, o governador ressaltou a relevância da transmissão pela Globo, uma das maiores emissoras globais, escolhendo Parintins em detrimento de outros festivais. “Isso reforça a relevância cultural da Amazônia e eleva o prestígio do nosso festival”, afirmou Wilson Lima.
O festival, integrado ao calendário cultural do estado, alcançou maior visibilidade nacional após a participação de Isabelle Nogueira, cunhã-poranga do Boi Garantido, no reality show Big Brother Brasil 2024.
As apresentações ocorrem no Bumbódromo, arena que anualmente acolhe as festividades. Lá, os participantes exploram temas e lendas amazônicas por meio de alegorias impactantes e toadas, as tradicionais músicas que narram os costumes dos povos indígenas da região.
A formalização da parceria para a transmissão aconteceu na sede do Governo do Amazonas, em Manaus, com a presença de importantes figuras, como Rossy Amoedo e Fred Góes, presidentes dos bois Caprichoso e Garantido, respectivamente, além de Phelippe Daou Júnior, CEO do Grupo Rede Amazônica. “Agradeço ao governador pela confiança no nosso trabalho, que com certeza contribuirá para valorizar ainda mais a nossa região”, disse Daou Júnior.
Neste ano, o festival traz os temas “Cultura – O triunfo do povo” pelo Boi Caprichoso e “Segredos do Coração” pelo Boi Garantido. Os preparativos incluem ensaios abertos ao público nos fins de semana, em Manaus e Parintins, servindo como aquecimento para o grande espetáculo final.