Operação O Pai Tá Off: Polícia desmantela ONG familiar em Manaus acusada de lavagem de dinheiro e exploração de vulneráveis
A Polícia Civil do Amazonas deteve, na manhã desta terça-feira (7), oito membros da mesma família que lideravam a ONG ‘Pai Resgatando Vidas’ em Manaus. A operação, denominada ‘Operação O Pai Tá Off’, também foi realizada em Iranduba. Esta entidade, que se propunha a auxiliar pessoas em situação de rua, é acusada de arrecadar mais de R$ 20 milhões em doações, que supostamente não foram utilizadas para o propósito declarado.
De acordo com as investigações conduzidas pela 24ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP), a ONG utilizava a imagem de pessoas em situação de vulnerabilidade para angariar fundos.
Na operação de hoje, foram efetuadas prisões preventivas e apreendidos 20 veículos, além de quatro lanchas de luxo. As acusações contra os envolvidos incluem formação de organização criminosa, maus-tratos, falsidade ideológica e lavagem de dinheiro.
Os veículos apreendidos estavam em uma concessionária utilizada para lavar o dinheiro obtido das doações. Até o momento, além das prisões, a operação já resultou na apreensão de quatro lanchas de luxo e aproximadamente 20 veículos.
Uma coletiva de imprensa está programada para ocorrer na sede da Delegacia Geral da Polícia Civil do Amazonas ao término da operação. Os detidos serão responsabilizados por crimes que incluem falsidade ideológica, lavagem de dinheiro, formação de quadrilha e maus tratos.
A ONG, alvo da operação, supostamente utilizava suas atividades de assistência a moradores de rua e dependentes químicos como fachada para encobrir atividades ilícitas.