Jean Paul Prates é demitido da presidência da Petrobras
Ele foi demitido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta terça-feira
Jean Paul Prates, presidente da Petrobras, foi demitido do cargo nesta terça-feira (14). A decisão foi tomada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que havia indicado Prates para o cargo em janeiro de 2023.
Prates, senador pelo Rio Grande do Norte, será substituído por Magda Chambriard, que já ocupou a presidência da Agência Nacional de Petróleo durante o governo Dilma Rousseff.
Nos últimos meses, Prates enfrentou conflitos internos na estatal, com oposição de ministros como Rui Costa, da Casa Civil, e Alexandre Silveira, de Minas e Energia. Apesar disso, ele vinha se mantendo no cargo.
Em abril, aliados do presidente Lula foram informados sobre sua intenção de demitir Prates. De acordo com o jornal O Estado de S. Paulo, Aloizio Mercadante, presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), teria comunicado a Prates que foi sondado para possivelmente sucedê-lo.
A Petrobras divulgou uma nota oficial sobre a saída de Prates:
“Petróleo Brasileiro S.A. – Petrobras informa que recebeu nesta noite de seu Presidente, Sr. Jean Paul Prates, solicitação de que o Conselho de Administração da Companhia se reúna para apreciar o encerramento antecipado de seu mandato como residente da Petrobras de forma negociada. Adicionalmente, o Sr. Jean Paul informou que, se e uma vez aprovado o encerramento indicado, ele pretende posteriormente apresentar sua renúncia ao cargo de membro do Conselho de Administração da Petrobras. Fatos julgados relevantes serão tempestivamente divulgados ao mercado”.