DestaquePolícia

Vídeo;Operação Alforria: libertação e apreensão em Manaus

Ação policial liberta venezuelanos e apreende alimentos estragados em galpão frigorífico

A equipe do 1° Distrito Integrado de Polícia (1DIP) sob a coordenação do delegado Cícero Túlio, desencadeou nessa terça-feira, 14/5, a Operação Alforria, resultando na libertação de seis trabalhadores venezuelanos e na apreensão de vinte toneladas de alimentos impróprios para consumo. Os trabalhadores, encontrados em condições análogas à escravidão, estavam encarcerados em um galpão frigorífico, onde eram forçados a adulterar produtos alimentícios vencidos.

A investigação teve início há três semanas após a detecção de sinais de adulteração em alimentos durante uma inspeção da Vigilância Sanitária do Estado do Amazonas. Os produtos vencidos eram adquiridos de grandes supermercados sob a pretensão de descarte, sendo posteriormente manipulados no galpão localizado no bairro Mauazinho, zona Sul de Manuas, para venda clandestina em mercados de médio porte.

Os venezuelanos resgatados estavam encarregados da remarcação das datas de validade dos alimentos. Confinados, sem acesso a água potável ou instalações sanitárias adequadas, viviam em condições desumanas. A ação contou com o apoio crucial do Departamento de Polícia Técnico Científico, da VISA Manaus e da SEMULSP.

O responsável pelas operações ilegais, Eloir Paulo Pauchner, foi detido e enfrentará acusações de redução à condição análoga à de escravo e de falsificação, corrupção e adulteração de substâncias e produtos alimentícios. Após os procedimentos cartorários, será conduzido à audiência de custódia, permanecendo à disposição da justiça.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *