AmazonasDestaque

Operação “Rota do Rio” mira estruturas criminosas e ex-prefeito no Amazonas

Policiais civis executam mais de 100 mandados em quatro estados para desarticular rede de lavagem de dinheiro e tráfico de drogas

Nesta terça-feira, 21/5, a Polícia Civil desencadeou uma ampla operação denominada “Rota do Rio”, visando desarticular redes de tráfico de drogas e lavagem de dinheiro que envolvem facções criminosas do Amazonas e do Rio de Janeiro. A ação resultou na expedição de aproximadamente 113 mandados de busca e apreensão, que foram cumpridos em locais estratégicos de Minas Gerais, Pará, Amazonas e Rio de Janeiro.

Dentre os principais alvos da operação está o ex-prefeito de Anamã, no Amazonas, Raimundo Pinheiro da Silva, também conhecido como Raimundo Chicó. Investigado por envolvimento em esquemas de lavagem de dinheiro através de um frigorífico, o ex-prefeito ainda não foi localizado pelas autoridades.

A operação teve como foco o desmantelamento das estruturas operacionais e financeiras das facções Comando Vermelho (CV) e CVAM, especificamente nos seus processos de compra e venda de drogas. No Rio de Janeiro, a Polícia Civil realizou ações em comunidades conhecidas, como Fallet e Fogueteiro, além de bairros da zona sul, como Ipanema, Arpoador e Copacabana.

De acordo com os investigadores, o esquema criminoso utilizava um método de “pagamentos pulverizados” para ocultar a origem do dinheiro, que em dois anos movimentou cerca de R$ 30 milhões. O tráfico incluía o transporte de drogas como skunk colombiano e cocaína pura, desde as fronteiras do Brasil com a Colômbia e Peru até o Rio de Janeiro, e vice-versa para a lavagem de dinheiro.

No decorrer da operação no Rio, a polícia capturou o chefe da facção no Morro dos Prazeres, conhecido como “Cocão”, que estava foragido da justiça e era procurado por ordenar uma série de assaltos na região.

Com a colaboração de forças policiais de outros estados, a operação “Rota do Rio” reafirma o compromisso das autoridades em combater o crime organizado e suas ramificações financeiras e operacionais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *