Amazonas

Balanças com defeitos no aeroporto de Manaus são interditadas pelo Ipem-AM após fiscalização

Fiscalização Identifica Equipamentos com Defeitos e Violações de Lacre

Durante uma operação de fiscalização no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes em Manaus, o Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Amazonas (Ipem-AM) encontrou problemas em três balanças de check-in de companhias aéreas. As irregularidades identificadas incluíam displays queimados e lacres violados, o que resultou na reprovação e interdição dos equipamentos. A concessionária responsável, Aeroportos da Amazônia S/A, foi notificada da infração.

Os fiscais do Ipem-AM, seguindo as normativas do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), verificaram um total de 39 balanças em uso no aeroporto. Duas delas apresentaram displays inoperantes, impedindo os consumidores de visualizar o peso de suas bagagens, enquanto uma terceira teve o lacre de segurança rompido, sugerindo uma possível tentativa de manipulação.

“É fundamental que os consumidores possam ver o peso exibido pelas balanças. Com displays danificados, isso se torna impossível. Além disso, uma violação de lacre é um claro indicativo de manipulação, aumentando os riscos de fraude”, declarou Renato Marinho, diretor-presidente do Ipem-AM.

A concessionária tem um prazo de dez dias para apresentar uma defesa ao Ipem-AM e pode ser multada em até R$ 1,5 milhão. Os equipamentos afetados só poderão voltar a funcionar após serem reparados por uma oficina credenciada.

Canais de Ouvidoria

Para relatar suspeitas de irregularidades ou esclarecer dúvidas, os consumidores podem contatar a Ouvidoria do Ipem-AM pelo telefone 0800 092 2020, via WhatsApp no número 99261-7143, ou acessar o site https://ipem.am.gov.br/ouvidoria/. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. Também é possível entrar em contato pelas redes sociais do órgão no Instagram (@ipem.amoficial), Facebook (Ipem Amazonas) e Twitter (@ipemamoficial).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *