Wilson Lima vistoria prédio da Receita Federal para moradias pelo Amazonas Meu Lar
Localizado no Centro, edifício de 17 andares terá entre 85 e 128 apartamentos
O governador Wilson Lima vistoriou, nesta terça-feira (28/05), o antigo prédio da Receita Federal, no Centro de Manaus. O edifício, que será readequado para abrigar entre 85 e 128 apartamentos, faz parte do programa Amazonas Meu Lar e foi contemplado pelo Minha Casa Minha Vida, do Governo Federal.
O prédio, localizado na rua Marechal Deodoro, pertence à Superintendência do Patrimônio da União (SPU) e será doado ao Fundo de Arrendamento Residencial (FAR) para habitações de interesse social. Futuramente, será ocupado por famílias cadastradas no Amazonas Meu Lar.
Desde 2019, o Governo do Estado vem negociando a cessão do prédio pelo Governo Federal para transformá-lo em moradias. O projeto inicial prevê 85 apartamentos, com tamanhos variando entre 45 e 60 metros quadrados.
O Governo do Estado publicou o edital de Chamamento Público nº 005/2024-SEDURB/SUHAB para credenciamento de empresas interessadas na requalificação do imóvel. As propostas podem ser enviadas até 10 de junho.
O secretário da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), Marcellus Campêlo, afirmou que o prédio estará pronto para receber as primeiras famílias em 18 meses após a assinatura do contrato.
A visita contou com a presença de diversas autoridades, incluindo o secretário de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano, Fausto Júnior, a secretária das Cidades e Territórios, Renata Queiroz, e o diretor-presidente da Superintendência de Habitação, Jivago Castro.
O projeto “Residencial Amazonas Meu Lar 3” será uma referência para outros estados, segundo o secretário Fausto Júnior. O novo residencial atenderá famílias com renda mensal bruta de até R$ 2.640, cadastradas no Amazonas Meu Lar.
A doação do prédio é resultado da parceria entre o Governo Federal e o Governo do Amazonas, permitindo a criação de novas moradias modernas, confortáveis e funcionais. O prédio, atualmente desocupado, será revitalizado, contribuindo para a recuperação do Centro de Manaus.
O edifício possui 7,9 mil m² de área construída e 17 pavimentos, incluindo garagem e subsolo. A requalificação do imóvel deve seguir as especificações da Portaria nº 725 do Ministério das Cidades.No último dia 21 de maio, o governador Wilson Lima solicitou ao ministro das Cidades, Jader Filho, prioridade para projetos habitacionais do estado, incluindo seis projetos que somam 720 unidades pelo Minha Casa Minha Vida.