DestaquePolítica

Vídeo; Com voto de Sidnei Leite, Conselho de Ética arquiva processo contra Janones e sessão termina em confronto

Decisão acompanhada de tensões e conflitos marca sessão na Câmara dos Deputados

O Conselho de Ética da Câmara dos Deputados decidiu nesta quarta-feira (5) arquivar uma acusação de cassação contra o deputado André Janones (Avante-MG), que enfrentava alegações de desvio de salário de assessores, prática conhecida como “rachadinha”. A decisão, que contou com o voto contrário do deputado Sidney Leite (PSD-AM), foi aprovada por 12 votos a 5, seguindo o relatório apresentado pelo deputado Guilherme Boulos (PSOL-SP), que recomendava o encerramento do processo.

André Janones foi acusado de solicitar parte dos salários de seus funcionários em 2019 para fins pessoais, conforme áudio divulgado de uma conversa entre ele e seus assessores. No entanto, Janones defende que os áudios foram manipulados e argumenta que as acusações são infundadas e não resultaram em processos legais.

Durante a sessão, a tensão escalou entre membros do partido PL, que haviam apresentado a denúncia, e o próprio Janones, culminando em uma briga verbal que quase progrediu para violência física. Destacaram-se nas altercações os deputados Nikolas Ferreira (PL-MG) e Zé Trovão (PL-SC), que foram contidos por seguranças após intensos confrontos verbais.

A situação agravou-se quando insultos foram trocados, incluindo Janones que respondeu a agressões verbais com xingamentos. A confusão se estendeu pelo corredor da Câmara e levou quase seis minutos para ser contida, refletindo a intensidade dos ânimos entre os parlamentares.

Votaram a favor do arquivamento:

Albuquerque (Republicanos-RR)

Ana Paula Lima (PT-SC)

Guilherme Boulos (PSOL-SP)

Jack Rocha (PT-ES)

Jilmar Tatto (PT-SP)

João Leão (PP-BA)

Julio Arcoverde (PP-PI)

Junior Lourenço (PL-MA)

Márcio Marinho (Republicanos-BA)

Paulo Magalhães (PSD-BA)

Ricardo Maia (MDB-BA)

Sidney Leite (PSD-AM)

Votaram contra o arquivamento:

Bruno Ganem (Podemos-SP)

Cabo Gilberto Silva (PL-PB)

Delegado Ramagem (PL-RJ)

Domingos Sávio (PL-MG)

Marcos Pollon (PL-MS)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *