BrasilGeral

Igreja Universal solicita dados bancários de pastores, relata portal

Os pastores precisam entrar em salas reservadas nos templos da Universal e assinar um documento intitulado “declaração”

A Igreja Universal do Reino de Deus foi acusada por pastores solteiros de obrigá-los a apresentar uma lista de bens que possuem, além de cópias de seus extratos bancários e faturas de cartões de crédito dos últimos dois anos.

Segundo reportagem do UOL, os líderes religiosos precisam entrar em salas reservadas nos templos da Universal e assinar um documento intitulado “declaração”, comprometendo-se a fornecer dados financeiros e patrimoniais. Após a assinatura, eles são liberados, mas não podem levar uma cópia da declaração.

“Declaro também, para os devidos fins de direito e sob as penas da lei, que concedo, por livre e espontânea vontade, à Igreja Universal do Reino de Deus na pessoa de seus oficiais (Bispos e Pastores), o acesso aos extratos das minhas contas correntes bancárias (ativas ou não) e aos extratos das minhas contas poupança – caso existam (ativas ou não), bem como às faturas dos meus cartões de crédito (ativos ou não) dos últimos dois anos, contados a partir da assinatura desta declaração”, diz o documento.

A Universal alega aos pastores solteiros que o documento serve para armazenar, consultar e controlar os dados entregues por eles. Os pastores solteiros explicaram que se sentem pressionados a assinar os documentos, permitindo acesso aos seus dados bancários.

Essa ação ocorre apenas com pastores solteiros que estão próximos de se casar. As noivas também são chamadas para assinarem os documentos.Caso alguém se recuse, a Universal determina o afastamento do posto de pastor, explicando que o documento é legalizado porque a igreja não sofre intervenção do Estado, já que a Constituição brasileira permite a liberdade religiosa para todos os cidadãos.

Quem é a Igreja Universal? Atualmente, a Universal, fundada em 1977 pelo bispo Edir Macedo, possui 10 mil templos e 14 mil pastores em cerca de 95 países. A igreja foi procurada pelo UOL e não explicou as acusações.

Porém, a assessoria enviou um trecho da Bíblia com a seguinte frase: “E disse Jesus a Simão: Não temas; de agora em diante serás pescador de homens. E, levando os barcos para terra, deixaram tudo, e O seguiram.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *