DestaqueInternacional

Venezuela derruba avião brasileiro após violação de espaço aéreo, piloto morreu

Incidente fatal: Piloto brasileiro morre em pouso de emergência; evidências apontam ligação com tráfico de drogas

A aeronave brasileira, com matrícula PR-RP, foi interceptada pela Força Aérea da Venezuela no domingo (14), após invadir o espaço aéreo do país. O incidente culminou na morte do piloto, que realizou um pouso de emergência.

De acordo com o general Domingo Hernández Lárez, comandante operacional das Forças Armadas venezuelanas, o avião voava baixo e ocultava suas matrículas, além de desligar o localizador e não responder aos contatos. Em resposta, a Venezuela mobilizou um caça F-16 para escoltar o avião até um pouso seguro, mas o piloto tentou evadir-se com manobras abruptas.

O pouso forçado ocorreu em uma plantação em Turén, noroeste da Venezuela, onde o piloto foi encontrado morto. Ao lado do corpo, foram descobertos itens como um passaporte mexicano e uma licença de voo dos Estados Unidos, além de outros objetos que sugerem uma conexão com atividades de narcotráfico.

O modelo do avião, um Piper Seneca 2, e a matrícula utilizada são típicos de aeronaves brasileiras, marcadas geralmente pelas letras PT, PP, PU ou PR. A prática de usar matrículas clonadas é comum em operações ilegais, conforme investigações preliminares.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *