Bebê de 20 dias resgatado pela Polícia em operação contra tráfico de pessoas
Operação Salvaguarda resulta na prisão de duas suspeitas e resgate de recém-nascido em Manaus
A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) resgatou um bebê de 20 dias, vítima de tráfico de pessoas, durante a Operação Salvaguarda, deflagrada na manhã desta terça-feira (20/08). A operação foi conduzida pela Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca), com apoio da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (Core-AM). Durante a ação, foram cumpridos cinco mandados, sendo dois de prisão temporária e três de busca e apreensão, que resultaram nas prisões de Ester Naissa Soares Tavares, 24, e Vitória Laissa Soares Tavares, 22, suspeitas de envolvimento no esquema criminoso.
De acordo com as investigações, a mãe biológica do bebê, uma jovem de 19 anos, dependente química, entregou a criança às irmãs Ester e Vitória em troca da quitação de uma dívida com o tráfico de drogas. A delegada Juliana Tuma, titular da Depca, explicou que a mãe tentou posteriormente reaver o bebê, mas foi ameaçada de morte pelas suspeitas.
O caso foi esclarecido com o apoio da direção da maternidade onde o bebê nasceu, que cooperou com as investigações. As suspeitas agora responderão por tráfico de pessoas e falsificação de documento público.
O recém-nascido foi encaminhado ao sistema de acolhimento, e o Juizado da Infância e da Juventude determinará o futuro da criança.