Manaus é destaque como a única cidade do Amazonas entre as 200 mais competitivas do Brasil
Além disso, três dos quatro municípios do Amazonas avaliados estão no top-40 do pilar de Meio Ambiente.
Na edição de 2024 do Ranking de Competitividade dos Municípios, Manaus foi a única cidade do Amazonas a se classificar entre as 200 mais competitivas do Brasil, alcançando a 191ª posição, uma melhora de 18 lugares em comparação ao ranking anterior. Entre os quatro municípios do estado que foram avaliados, apenas Manaus e Manacapuru (362ª) conseguiram subir no ranking.
O destaque maior para os municípios amazonenses foi no pilar de Meio Ambiente, onde três das quatro cidades do estado figuram entre as 40 melhores: Manaus na 10ª posição, Manacapuru na 16ª e Itacoatiara na 36ª. Quando a análise é estendida para as 100 melhores, Parintins também se destaca, ocupando a 99ª posição.
Além do desempenho ambiental, Manaus obteve bons resultados em outros pilares: foi a 50ª colocada em Inovação e Dinamismo Econômico, 69ª em Funcionalismo da Máquina Pública e 95ª em Sustentabilidade Fiscal. Ao todo, os municípios foram avaliados com base em 65 indicadores, distribuídos em 13 pilares temáticos e três dimensões principais: Instituições, Sociedade e Economia. A dimensão Sociedade foi a mais influente na avaliação, correspondendo a 42,4% do peso total, seguida pela Economia (38,1%) e pelas Instituições (19,5%). Juntas, essas dimensões formam a base para o desenvolvimento contínuo da competitividade municipal.
Esta é a quinta edição do Ranking, que neste ano avaliou 404 municípios, seis a menos que na edição anterior. A seleção das cidades foi feita com base nos dados definitivos do Censo Demográfico de 2022. Quatro novos municípios foram incluídos no ranking, enquanto dez saíram do levantamento.
A edição de 2024 também incorpora, pelo quarto ano consecutivo, camadas de avaliação adaptadas aos parâmetros ESG e ODS, que permitem uma análise mais aprofundada da sustentabilidade dos municípios.
O único município da região Norte a figurar entre os 200 melhores do Ranking ESG é Palmas, que ficou na 131ª posição. Manaus aparece em 267º lugar nesse ranking e em 257º no Ranking ODS, que avalia o desempenho das cidades em relação aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Para acessar todas as informações sobre as cidades do Amazonas avaliadas no Ranking de Competitividade dos Municípios, visite o site oficial: www.rankingdecompetitividade.org.br.