Zelensky anuncia plano de Paz e oferta de devolução de terras Russas em entrevista a Luciano Huck
O presidente ucraniano revelou que apresentará um plano de paz até novembro e criticou o posicionamento do Brasil sobre o conflito
Durante uma entrevista ao apresentador Luciano Huck, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, revelou que está preparando um plano de paz, que deverá ser apresentado até novembro. Zelensky também declarou sua disposição para devolver as terras russas recentemente ocupadas por tropas ucranianas.
A declaração foi feita em meio a intensos bombardeios russos na Ucrânia. O presidente ucraniano questionou se a Rússia estaria disposta a fazer o mesmo em relação às terras ucranianas e afirmou que está disposto a usar as áreas recentemente tomadas como uma moeda de troca para um acordo de paz.
Na entrevista, Zelensky também abordou a situação em Kursk, mencionando que parte da cidade fronteiriça está sob controle ucraniano. A declaração foi feita em 13 de agosto, durante uma conversa com Oleksandr Syrskyi, chefe do Estado-Maior ucraniano.
O presidente ucraniano criticou a ambição do líder russo Vladimir Putin e insistiu que a guerra é movida por interesses pessoais. Ele planeja se reunir primeiro com o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, para discutir o plano de paz.
Além disso, Zelensky criticou o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva, acusando-o de adotar uma postura “desonesta” e de viver “nas narrativas da União Soviética”. Ele questionou o alinhamento do Brasil com países não democráticos, como China, Irã e Coreia do Norte, destacando o contraste com o status democrático do Brasil.
Fonte: Portal Metrópoles