EconomiaGeral

Regularize suas pendências com a Receita: Veja como sair da malha fina do IR

Cerca de 1,5 milhão de contribuintes enfrentam pendências com a Receita Federal, representando 3% do total de declarações de 2024.

Se você recebeu a notificação da Receita Federal informando que caiu na malha fina do Imposto de Renda este ano, saiba que não está sozinho. Quase 1,5 milhão de brasileiros estão com pendências, o que equivale a pouco mais de 3% das declarações enviadas em 2024.

Foi o que aconteceu com Lindineia Dias, que recebeu a temida correspondência. “Minha filha é menor aprendiz, tem 16 anos, e nem imaginei que precisaria declarar a renda dela”, relatou.

Mais da metade dos contribuintes que caíram na malha fina (51,6%) fizeram deduções indevidas relacionadas a despesas médicas. Segundo o contador Luiz Arsênio, o problema geralmente ocorre devido à falha do prestador de serviços de saúde. “Eles esquecem de transmitir a DMED (Declaração de Serviços Médicos). Se o CPF do paciente não estiver vinculado à DMED, a despesa médica lançada será considerada inválida”, esclarece.

Para resolver o problema, é necessário contatar o profissional de saúde responsável para que a DMED seja retificada. Contudo, não é motivo para pânico caso você receba uma notificação. A situação pode ser regularizada acessando o portal “Meu Imposto de Renda” na página de restituição do IR ou pelo aplicativo da Receita Federal.

É importante também ficar atento aos golpes. Além da notificação oficial, a Receita se comunica apenas pelo aplicativo da instituição. “Se a pessoa deixou de lançar algum valor ou informou incorretamente, ela ainda pode corrigir em 2024. A Receita Federal não envia mensagens via WhatsApp, não faz ligações ou manda SMS”, alerta o contador.

Deixar pendências com o leão pode trazer sérios problemas, como a impossibilidade de obter empréstimos, financiamentos imobiliários ou até mesmo tirar passaporte para viagens internacionais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *