PF desarticula rede de tráfico e lavagem de dinheiro no Amazonas
A Operação Barões do Arcanjo cumpre 17 prisões e bloqueia bens de suspeitos de integração organização criminosa no Alto Rio Negro
Manaus/AM – Em uma ação coordenada, a Polícia Federal deflagrou, nesta quarta-feira (30/10), a Operação Barões do Arcanjo, teve o objetivo de desmantelar uma complexa organização criminosa dedicada ao tráfico interestadual de drogas e à lavagem de capitais na região do Alto e Médio Rio Negro, especialmente em São Gabriel da Cachoeira/AM.
Mais de 150 policiais federais participantes da operação, que executam 17 mandados de prisão preventiva, além de 8 medidas cautelares diversas da prisão, 47 mandados de busca e apreensão, e o sequestro de veículos e bloqueio de contas bancárias dos suspeitos em várias cidades, incluindo Manaus /AM, São Gabriel da Cachoeira/AM, Tabatinga/AM, Alenquer/PA, Diadema/SP e Boa Vista/RR. Os mandados foram autorizados pela Justiça Estadual do Amazonas.
A operação teve início após o levantamento de informações que apontaram para uma rede criminosa com apoio financeiro aos empresários. Os envolvidos utilizaram um esquema logístico para facilitar o tráfico de drogas e armas, além de uma complexa rede de lavagem de dinheiro. A investigação realizou a utilização de empresas de fachada e “laranjas” para movimentar recursos, estimando um montante superior a R$ 30 milhões nos últimos dois anos.
Com as medidas cautelares, a PF busca obter mais provas que confirmem os crimes investigados, ampliar a identificação dos envolvidos e entender a rota de circulação das drogas. A pena para os crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico e lavagem de capitais pode ultrapassar 30 anos de reclusão, destacando a gravidade e o impacto da operação para a segurança na região.