Prefeitura alerta beneficiários do Bolsa Família para prazo do acompanhamento de saúde
A Prefeitura de Manaus orienta os beneficiários do Bolsa Família para que compareçam a uma das unidades da rede básica de assistência para a realização do acompanhamento semestral de saúde, uma das condições para a manutenção do benefício social. Dados da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) apontam que mais de 308 mil usuários, sendo 100 mil crianças, devem realizar a consulta na atual vigência do programa, que encerra no próximo dia 31/12.
O coordenador municipal do programa Bolsa Família na Semsa, nutricionista Victor Costa, explica que o acompanhamento é feito nas unidades da rede municipal de saúde, sendo requerido para crianças de 0 até 7 anos incompletos (6 anos e 11 meses) e mulheres de todas as idades. O procedimento deve ser feito nas duas vigências anuais, sendo uma de 1º/1 a 30/6 e outra de 1º/7 a 31/12.
Para garantir o acompanhamento, os beneficiários devem comparecer em qualquer das unidades municipais de saúde, preferencialmente a mais próxima de sua casa. Havendo mais de uma pessoa na família, devem comparecer todos os beneficiários do sexo feminino e crianças menores de 7 anos, portando os documentos necessários.
De acordo com o nutricionista, até esta quinta-feira, 7/11, de um total de 521.153 beneficiários do Bolsa Família em Manaus, somente 213.007 haviam realizado o acompanhamento de saúde da atual vigência do programa nas unidades municipais de saúde. Dentre os 308.146 que ainda precisam efetuar o procedimento, aproximadamente 100 mil são bebês e crianças.
Acompanhamento
O Bolsa Família é um programa intersetorial que tem como objetivo promover a redução da desigualdade social, sendo voltado a pessoas e famílias em situação de pobreza ou pobreza extrema. Os beneficiários do programa assumem compromissos nas áreas de saúde, educação e assistência social para manutenção do benefício.
Na saúde, os beneficiários devem passar por acompanhamento a cada seis meses, nas unidades municipais do SUS, conforme os períodos já mencionados.