DestaqueInternacional

Trump ameaça Oriente Médio se reféns não forem libertados

ONU alerta sobre condições apocalípticas em Gaza e pede paz sustentável

O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta segunda-feira (2) que o Oriente Médio “pagará caro” caso os reféns mantidos em Gaza não sejam liberados até sua posse, marcada para 20 de janeiro de 2025. Em uma publicação na plataforma Truth Social, Trump criticou a falta de ações concretas e prometeu endurecer as respostas. “Os responsáveis serão atingidos com mais força do que qualquer um já foi atingido na longa história dos Estados Unidos. Liberte os reféns agora!”, declarou.

Enquanto isso, a situação em Gaza se agrava. O secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, fez um apelo por uma paz sustentável em Gaza e em todo o Oriente Médio, em discurso lido em seu nome durante uma conferência no Cairo, que visa aumentar a ajuda humanitária ao território. A ONU classificou as condições dos palestinos na região como “terríveis e apocalípticas”, advertindo que podem constituir “crimes internacionais da maior gravidade”.

A guerra em Gaza teve início em 7 de outubro de 2023, quando o Hamas atacou o sul de Israel, resultando em 1.208 mortos. A campanha militar de represália por Israel já deixou 44.466 mortos em Gaza, conforme dados do Ministério da Saúde do território, que são considerados confiáveis pela ONU.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *