GeralInternacional

Venezuela realiza exercício militar em resposta ao cenário político internacional

Manobras têm como objetivo reforçar a “paz e democracia”, segundo o Ministério da Defesa venezuelano

A Venezuela anunciou a realização de exercícios militares nos dias 22 e 23 deste mês, com o propósito de fortalecer a “defesa da paz e da democracia”. A iniciativa ocorre pouco após a posse de Donald Trump como presidente dos Estados Unidos. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (20/1) pelo Ministério da Defesa venezuelano.

O governo de Nicolás Maduro encara forte oposição internacional, incluindo de Trump, que não reconhece sua reeleição nas últimas eleições venezuelanas. Assim como seu antecessor Joe Biden, Trump apoia Edmundo González, o opositor de Maduro no pleito, e já declarou publicamente que considera González o legítimo presidente da Venezuela.

Embora os próximos passos da nova administração americana ainda sejam incertos, analistas políticos esperam um endurecimento das medidas contra o regime chavista. Durante seu primeiro mandato, Trump impôs sanções rígidas ao governo venezuelano, incluindo o congelamento de ativos de Maduro em solo americano.

“As Forças Armadas Nacionais Bolivarianas informam ao povo venezuelano que nos dias 22 e 23 de janeiro será realizado o primeiro exercício ‘Escudo Bolivariano 2025’, em defesa da paz e da democracia”, anunciou o Ministério da Defesa.

Nos últimos anos, Trump também defendeu ações mais incisivas contra a Venezuela, chegando a mencionar, em 2023, que teria “tomado o controle do país e de suas reservas de petróleo” caso tivesse sido reeleito em 2020. As tensões entre os dois governos reforçam a expectativa de mais confrontos diplomáticos nos próximos meses.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *