Amazonas moderniza saúde pública com Inteligência Artificial no programa Saúde AM Digital
Novo sistema agiliza consultas e exames e reduz faltas na rede estadual de saúde
O Governo do Amazonas lançou, nesta segunda-feira (17/02), o programa Saúde AM Digital , um conjunto de soluções tecnológicas voltadas para a otimização do atendimento na rede estadual de saúde. Entre as principais novidades, é um assistente virtual que utilizará Inteligência Artificial para enviar mensagens automáticas pelo WhatsApp, informando pacientes sobre consultas e exames agendados pelo Sistema de Regulação (Sisreg).
A ferramenta tem como objetivo reduzir o tempo de espera e diminuir o índice de absenteísmo, que atualmente chega a 60% dos procedimentos agendados no estado. Com o novo sistema, os pacientes recebem notificações em tempo real e podem confirmar, reagendar ou cancelar suas consultas diretamente pelo aplicativo.
“Com os avanços tecnológicos, não há como a saúde não passar pela transformação digital e fazer com que as pessoas tenham uma resposta em tempo real. Nós estamos utilizando uma tecnologia para agilizar esses atendimentos”, destacou o governador Wilson Lima.
Funcionamento e benefícios

Antes da implementação do Saúde AM Digital , os pacientes deverão se deslocar até uma unidade de saúde para inserir o pedido no Sisreg e, posteriormente, retornar para confirmar a marcação. Agora, todo o processo será comunicado diretamente pelo WhatsApp, através do número oficial (92) 3190-1504. Além disso, o sistema permite que o paciente solicite o reagendamento até duas vezes antes de precisar fazer um novo pedido presencialmente.
A secretária de Estado de Saúde (SES-AM), Nayara Maksoud, ressaltou que a ferramenta melhorou a comunicação com os pacientes e ajuda na organização dos atendimentos. “Antes dessa ferramenta, demoraríamos de 15 a 30 dias para notificar que o usuário faltou a uma consulta ou exame. Agora, ele recebe essa informação em tempo real, permitindo que outro paciente tenha a chance de ser atendido mais rapidamente”, explicou.
Segurança e novas funcionalidades

Para evitar golpes, o governo alerta que o serviço oficial nunca solicita dados bancários nem cobra quaisquer taxas. Além disso, o assistente virtual apenas confirma ou cancela agendamentos já registrados no Sisreg, sem realizar marcações diretas ou trocas de pacientes.
O Saúde AM Digital também prevê novas iniciativas tecnológicas para ampliar o atendimento, incluindo um projeto reformulado de telemedicina e a implementação do serviço de telelaudo , permitindo consultas e diagnósticos à distância.
Com essa modernização, o Amazonas avança na digitalização dos serviços de saúde, promovendo maior acessibilidade e eficiência no atendimento à população.