AmazonasDestaque

Onça-pintada resgatada em caminhão de bombeiros não resiste à sedação e morre no Amazonas

Animal foi encontrado na praça de Novo Airão e se abrigou em veículo da corporação. As equipes buscaram reanimá-lo após o resgate, mas sem sucesso.

Uma onça-pintada que surgiu em uma praça de Novo Airão, no interior do Amazonas, e se refugiou em um caminhão do Corpo de Bombeiros, não resistiu à sedação e morreu durante uma operação de resgate na noite de terça-feira (11). Vídeos gravados por testemunhas mostram como tentativa de reanimação de animal, que acabou não sobrevivendo.

O felino foi avistado pelos moradores durante a madrugada, o que levou ao isolamento da área pelos militares. Em meio à confusão, a onça fugiu e entrou no quartel dos bombeiros, abrigando-se na casa de bombas de um caminhão.

Equipes do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), do Batalhão Ambiental da Polícia Militar (PM-AM), do Centro de Instrução de Guerra na Selva (Cigs), além de especialistas do Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Ibama e da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), participaram do resgate.

Após receber uma medicação para sedação, uma vez foi retirada do veículo e colocada em uma jaula. Pouco depois, os profissionais perceberam que o animal não apresentava mais sinais inadequados. Foram feitas tentativas de reanimação, incluindo massagem cardíaca, mas não houve resposta.

Vídeos mostram o momento em que uma equipe manuseia o corpo do felino já desacordado e um profissional tenta reanimá-lo. Durante a gravação, um dos envolvidos pede que a filmagem seja interrompida.

O corpo da onça foi levado para Manaus por técnicos do Ibama. O órgão foi questionado sobre os procedimentos adotados na sedação e houve algum erro na dosagem do medicamento, mas ainda não se pronunciou oficialmente sobre o caso.

Fonte: G1 Amazonas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *