BrasilGeral

Gabriel Monteiro: Justiça concede liberdade ao ex-vereador acusado de estupro

Ex-parlamentar estava preso desde 2022 e deverá cumprir medidas cautelares

A Justiça do Rio de Janeiro determinou a soltura do ex-vereador Gabriel Monteiro, que estava preso desde novembro de 2022, acusado de estupro contra uma estudante de 22 anos. A decisão foi tomada pela 34ª Vara Criminal, que seguiu entendimento da 6ª Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Conforme a decisão judicial, Monteiro será monitorado por tornozeleira eletrônica, não poderá deixar a cidade do Rio de Janeiro e terá de seguir outras medidas cautelares. A expectativa era de que ele deixasse a prisão ainda nesta sexta-feira (21).

A denúncia que levou à prisão ocorreu em outubro de 2022. Segundo a vítima, Monteiro a forçou a manter relações sexuais, agrediu-a fisicamente, apontou uma arma para o rosto dela e tentou filmar o ato — o que não conseguiu porque o celular teria descarregado. Ela também relatou que ele se recusou a usar preservativo, resultando na transmissão do vírus HPV. Exames confirmaram lesões nas regiões íntimas da jovem.

Gabriel Monteiro também já havia sido acusado de assédio sexual e moral por ex-assessores em março de 2022. Entre os relatos, estão festas promovidas por ele com presença de menores de idade. Um ex-funcionário afirmou ter presenciado adolescentes saindo chorando da casa do ex-vereador.

Em agosto de 2022, seu mandato foi cassado pela Câmara Municipal do Rio por quebra de decoro parlamentar. A cassação foi aprovada por 48 dos 50 vereadores. Antes da vida política, Monteiro integrou a Polícia Militar, onde acumulou 16 transgressões disciplinares em quatro anos de serviço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *