GeralPolícia

Pistoleiro do PCC é preso em bar enquanto assistia jogo de futebol em Manaus

Janilson Pantoja, de 29 anos, é apontado como autor de pelo menos nove homicídios na zona leste, incluindo o assassinato de um casal.

Na noite de quarta-feira (27), a Polícia Civil prendeu Janilson Pantoja Batista, de 29 anos, identificado como pistoleiro do Primeiro Comando da Capital (PCC). Ele é suspeito de assassinar ao menos nove pessoas, entre elas um casal, na comunidade Val Paraíso, no bairro Jorge Teixeira, zona leste de Manaus.

Janilson foi localizado em um bar na rua 3, no bairro São José, também na zona leste, enquanto assistia a uma partida de futebol. A prisão encerra uma caçada policial que durava mais de um ano e meio.

Entre os crimes atribuídos a Janilson está o assassinato de Ranya Valeria Souza do Nascimento, de 19 anos, morta a tiros em julho do ano passado na Avenida Pirarucu, no Jorge Teixeira. Inicialmente, o caso foi tratado como feminicídio, mas as investigações revelaram que o verdadeiro alvo era o namorado de Ranya, identificado como Davi, que havia saído da facção criminosa.

Davi relatou à polícia que estava sendo ameaçado por Janilson por ter mudado de facção. Catorze dias após o assassinato de Ranya, ele foi executado enquanto pilotava sua motocicleta na rua Nove, também no Jorge Teixeira.

Segundo a delegada Débora Barreiros, o GPS do carro de Janilson comprovou que ele esteve no local do crime minutos antes do assassinato. O registro foi decisivo para apontá-lo como autor do homicídio.

O secretário de Segurança Pública do Amazonas, coronel Vinícius Almeida, afirmou que 14 homicídios foram registrados na região sob o domínio de Janilson, sendo ele diretamente responsável por nove deles. “Nossa expectativa é que este elemento de altíssima periculosidade não volte às ruas. Já conversei com o presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas, desembargador Jomar Ricardo, que tem sido um parceiro fundamental no combate à criminalidade”, declarou o coronel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *