Pedro Lucas é confirmado como novo ministro das Comunicações
Deputado assume pasta no lugar de Juscelino Filho, que deixou o cargo após denúncia por corrupção
O governo federal oficializou, nesta terça-feira (8), a nomeação do deputado Pedro Lucas Fernandes (União Brasil-MA) como novo ministro das Comunicações. A escolha foi anunciada após uma reunião entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o parlamentar.
Pedro Lucas assume a vaga de Juscelino Filho, que pediu exoneração após ser denunciado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) ao Supremo Tribunal Federal (STF). A denúncia aponta suspeitas de corrupção passiva e outros crimes relacionados ao uso indevido de emendas parlamentares no período em que Juscelino atuava como deputado.
A saída do agora ex-ministro marca a décima mudança no alto escalão desde o início do atual governo. Esta, no entanto, é a primeira motivada por acusações de corrupção.
Segundo fontes do Planalto, a saída de Juscelino foi acertada para evitar maiores desgastes à imagem do governo e garantir que ele possa se concentrar em sua defesa. Em 2023, Lula havia declarado que qualquer auxiliar indiciado por corrupção seria afastado.