GeralMobilidade Urbana

Acordo garante 80% dos cobradores no sistema de transporte coletivo de Manaus

Reajuste salarial de 6%, ampliação de benefícios e definição sobre gratificação de motoristas também foram pactuados durante reunião no IMMU

Um acordo firmado entre o Sindicato dos Rodoviários de Manaus, representantes do Sinetram e o Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) definiu, nesta quarta-feira (16/4), a manutenção de 80% dos cobradores em seus postos de trabalho no sistema de transporte coletivo da capital. O encontro tratou das principais pautas da categoria, como ajuste salarial e preservação de empregos.

Conforme o sindicato, o reajuste salarial acordado foi de 6%, além da concessão de benefícios como cesta básica, vale lanche e ticket de alimentação. Para os motoristas que acumulam a função de cobrança, a gratificação passará a ser de R$ 600,00, o que representa um aumento de 90% em relação ao valor anterior.

Outra conquista mencionada pela entidade sindical foi a redução no percentual de contratação de jovens aprendizes, que caiu de 15% para 7%.

Ainda segundo os rodoviários, haverá um estudo conjunto com o Sinetram para monitoramento da arrecadação em dinheiro dos ônibus. A medida visa autorizar veículos com renda em espécie inferior a 5% ou 10% a circularem sem cobrador. No entanto, linhas com arrecadação superior a 11% em dinheiro deverão manter os cobradores ativos.

“Agradecemos a todos os companheiros que estiveram conosco nesta batalha. Não conquistamos tudo o que queríamos, mas, diante do cenário atual, consideramos uma vitória importante para a categoria”, informou o sindicato por meio de nota.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *