Governo do Estado avança na construção do novo Centro Integrado de Atendimento à Criança e ao Adolescente
O objetivo é oferecer um espaço mais adequado e acolhedor às vítimas de violência
As obras de construção do novo Centro Integrado de Atendimento à Criança e ao Adolescente seguem em ritmo acelerado, com previsão de conclusão para o segundo semestre. O trabalho está sendo executado pela Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), órgão da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb).
Localizado no conjunto Morada do Sol, no bairro Aleixo, zona centro-sul, o complexo também abriga a Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca) e a 16ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom), que estão passando por reformas e ampliações. O objetivo é oferecer um espaço mais adequado e acolhedor para o atendimento das vítimas de violência, afirma o secretário da Sedurb, Marcellus Campêlo.

Nesta segunda-feira (12/05), ele fez visita às obras junto com a secretária de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), Jussara Pedrosa, o promotor de Justiça do Ministério Público do Amazonas (MP-AM), Rodrigo Leão, a ouvidora-geral do Estado, Sílvia Abdala Tuma, e a juíza da 1ª Vara Especializada em Crimes contra a Dignidade Sexual de Crianças e Adolescentes de Manaus, Dinah Câmara Fernandes.
De acordo com o secretário Marcellus Campêlo, a obra tem grande relevância para o estado, especialmente por seu impacto na oferta de serviços de proteção a crianças e adolescentes. Os recursos da obra são provenientes de uma ação civil pública movida pelo Ministério Público do Trabalho no Amazonas (MPT-AM). O investimento é de R$ 3,1 milhões.
A secretária da Sejusc, Jussara Pedrosa, apresentou a planta da obra e destacou a integração com os órgãos públicos para ampliação da rede de proteção da infância no estado. “Criança é prioridade absoluta para o Governo do Amazonas. Vamos oferecer uma rede completa, com a presença de órgãos externos como Tribunal de Justiça, Ministério Público, Defensoria, em um só lugar. E, assim, assegurar uma maior efetividade na proteção das nossas crianças e adolescentes”, disse.

De acordo com a secretária, o Centro Integrado contará com sala de exames, fraldário, brinquedoteca, recepção e uma entrada exclusiva no prédio da Depca e demais setores necessários para o acolhimento de vítimas, testemunhas e familiares de crianças e adolescentes que sofreram algum tipo de violência, incluindo abuso e/ou exploração sexual.