GeralInternacional

Trump anuncia ligação telefônica para Putin para discutir cessar-fogo na Ucrânia após ausência do líder russo em Istambul

Presidente dos EUA quer “parar o banho de sangue” e prevê contatos com Zelensky e líderes da Otan após ataque russo matar nove civis na Ucrânia

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou neste sábado (17/5) que pretende conversar por telefone com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, na próxima segunda-feira (19), com o objetivo de discutir a guerra na Ucrânia. Segundo publicação na Truth Social, Trump disse que o foco da conversa será pôr fim ao “banho de sangue” no conflito, que já vitima milhares de soldados semanalmente.

“Falei por telefone com o presidente Putin para segunda-feira, às 10h. O tema será parar o banho de sangue que mata mais de 5 mil soldados russos e ucranianos por semana e tratar de comércio. Depois disso, conversarei com Zelensky e membros da Otan. Espero que o dia seja produtivo e que um cessar-fogo seja alcançado. Essa guerra nunca deveria ter começado”, escreveu Trump.

O anúncio ocorre após o fracasso das negociações de paz realizadas em Istambul, na sexta-feira (16), que terminaram sem avanços concretos, frustrando os representantes ucranianos. O presidente russo não compareceu pessoalmente, o que levou o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky a classificar a delegação russa como “decorativa”.

Horas depois do encontro, um ataque russo com drone atingiu um ônibus que evacuava civis em Bilopillia, na região de Sumy, nordeste da Ucrânia, matando nove pessoas e ferindo outras sete. Zelensky chamou o ataque de “matança deliberada de civis” e afirmou que “a Rússia só mostra capacidade para continuar matando”. Segundo ele, a Ucrânia continua aberta a um cessar-fogo total e incondicional para salvar vidas.

Com informações da Associated Press.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *