AmazonasGeral

Festival Saberes da Floresta celebra cultura e conhecimento às margens das BR-319

Festival, que acontece de 4 a 7 de junho, conta com uma ampla programação de oficinas, manifestações culturais, encontros, rodas de conversa, feiras e ações ambientais

Encontro, celebração, resistência. Tais palavras ajudam a sintetizar a proposta do Festival Saberes da Floresta, iniciativa que busca promover uma integração entre comunidades tradicionais, pesquisadores e artistas ao longo do trecho norte da BR-319, no município de Careiro Castanho (situado a 123 km de Manaus via estrada).

Com o objetivo de celebrar, preservar e compartilhar a cultura e os conhecimentos de gerações, o Festival Saberes da Floresta, que acontece de 4 a 7 de junho, conta com uma ampla programação de oficinas, manifestações culturais, encontros, rodas de conversa, feira, exposições, entre outras ações com potencial parar gerar oportunidades de aprendizado, renda e impacto social.

Promovido pela Casa do Rio em parceria com a Wildlife Conservation Society (WCS Brasil), prefeitura do Careiro, Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), The Nature Conservancy Brasil, Pinheiro Neto advogados entre outros, o evento chega a sua segunda edição neste ano. Na primeira, mobilizou 10 comunidades em quatro municípios ao longo do trecho norte da BR-319, abordando temas como mudanças climáticas, água potável, populações tradicionais e território.

“O Festival Saberes da Floresta é uma grande celebração de tudo aquilo que as populações tradicionais que estão à margem da BR produzem”, explica Eliane Soares, diretora executiva da Casa do Rio, ressaltando o protagonismo das populações tradicionais.

“A pessoa que é protagonista do festival são as pessoas que produzem, são as pessoas que realizam as atividades. Para a gente, isso é importante porque a gente está ali do lado, estimulando, motivando e incentivando esse potencial a ser mostrado para o mundo”, acrescenta.

Ao fim do festival, os organizadores e participantes pretendem publicar o “Manifesto dos povos da BR-319: uma rodovia dos amazônidas”.

Casa do Rio

A Casa do Rio é uma organização sem fins lucrativos, fundada em 2014 que acolhe os saberes e as práticas dos povos da floresta com iniciativas que promovem o desenvolvimento humano e territorial sustentável na porção norte da BR 319.

Estimulam o protagonismo, valorizando a relevância da mulher e do jovem, a proteção da 1a infância e o fortalecimento da agricultura familiar agroecológica, promovendo processos de construção participativa e democráticos, por meio da educação integral, da conservação da biodiversidade.

Programação

Na programação, destaque para a oficina de observação de aves, aperfeiçoamento de produtos-artesanato de qualidade e de comunicação e criação de conteúdo.

“A oficina de comunicação e criação de conteúdo vai mostrar para os jovens que dá sim para produzir um conteúdo de qualidade de um jeito criativo e também divertido, usando as ferramentas que você já tem e no lugar onde você estiver. Então, vai ser incrível vivenciar e compartilhar isso no Festival Saberes da Floresta”, conta a facilitadora, Luzia Célia.

Com delegados formados na última edição do festival com representantes das comunidades participantes, os encontros terão um importante viés de mobilização social. Destaque para o Encontro de Jovens Comunicadores, Encontro Rede de Mulheres da BR-319 e Encontro de Lideranças da BR-319.

A roda de conversa de Turismo de Base Comunitária, a Feira dos Saberes e os concursos de Culinária Regional e Artesanato também chamam atenção, assim como a Ação Ambiental: Mão na Massa, que tem a proposta de colocar em práticas os conhecimentos de preservação ambiental intercambiados no evento.

Por fim, a programação cultura é um show à parte, com apresentações de poesia, com o Sarau dos Saberes, cinema, na sessão do Tupicine, dança (cirandas), desfile de moda e show musical. A Feira dos Saberes da Floresta contará com exposições, produtos regionais, artesanato agroecologia, empreendedorismo, culinária e serviços.

Dia a dia do Festival

04/06 – Manhã: Encontro de Jovens Comunicadores e Oficina de Comunicação; Tarde: Palestra de Dignidade Menstrual; Noite: Cerimônia de Abertura;
05/06 – Manhã: Encontro da Rede de Mulheres da BR-319 e Rua de Brincar; Tarde: Oficina de Aperfeiçoamento, Ação Ambiental Mão na Massa e Rua de Brincar; Noite: Tupicine;

06/06 – Manhã: Encontro de Lideranças da BR-319 e Elaboração do Manifesto dos povos da BR-319; Tarde: Roda de Conversa do TBC e Oficina de Aperfeiçoamento de Produtos; Noite: Sarau dos Saberes;

07/06 – Manhã: Oficina de Observação de Pássaros, Feira do Empreendedorismo e Bioeconomia, Concurso de Culinária Regional; Tarde e Noite: Concurso de Artesanato, Desfiles, Cirandas e Show Musical.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *