GeralPolícia

Polícia Civil apreende drogas, armas e caminhonete em sítio na BR-174; prejuízo ao crime organizado chega a R$ 1 milhão

Ação do Denarc com apoio da Receita Federal intercepta arsenal de facção criminosa que operava em Manaus

A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio do Departamento de Investigação sobre Narcóticos (Denarc), realizou uma grande operação que resultou na apreensão de entorpecentes, armamentos e uma caminhonete utilizada por uma facção criminosa. A ação foi apresentada nesta segunda-feira (19/05) e contou com o apoio do cão farejador K9 da Receita Federal. O prejuízo estimado ao crime organizado é de aproximadamente R$ 1 milhão.

O material foi localizado em um sítio nas proximidades do quilômetro 14 da rodovia federal BR-174, onde foram encontrados 20 tabletes de drogas — entre maconha tipo skunk, pasta base e cloridrato de cocaína — além de nove armas de fogo, adaptadores de metralhadora, munições e uma caminhonete.

De acordo com o delegado-geral Bruno Fraga, a operação foi resultado de um trabalho estratégico de inteligência que levou à descoberta de um bunker usado por criminosos para armazenar armas e drogas que seriam utilizadas em disputas territoriais em bairros de Manaus.

“Interceptamos armamento de guerra que colocaria em risco a segurança da população. Essa atuação rápida foi possível graças à integração com a Receita Federal, que cedeu o cão K9. A Polícia Civil seguirá atuando com firmeza contra o tráfico”, destacou o delegado-geral.

Segunda fase da operação

O delegado Rodrigo Torres, diretor do Denarc, explicou que a operação teve início no dia 7 de maio com a apreensão de uma caminhonete Amarok abandonada em um posto de combustível. Dentro do veículo, havia uma pistola e vestígios de droga. Já a segunda fase foi deflagrada no último sábado (17/05), com foco em um sítio usado como depósito por traficantes.

Durante as buscas, os policiais encontraram oito tonéis enterrados — um deles com 12 tabletes de droga, enquanto os demais estavam vazios, prontos para novo armazenamento. Na mata próxima, outros sete tabletes foram localizados dentro de um balde. No total, foram apreendidas pistolas calibre .45, drogas e a caminhonete usada pela organização.

Ainda conforme o delegado, uma tentativa de fuga com um veículo Jeep Compass na rodovia AM-010 também fez parte da investigação, quando o condutor conseguiu escapar após abandonar a estrada e entrar em um ramal.

“Esse material representa um prejuízo direto ao crime organizado. O mais importante, porém, é retirar esse poder bélico das mãos de criminosos que ameaçam a sociedade”, afirmou Torres.

Investigação em andamento

Apesar de nenhuma prisão ter sido efetuada até o momento, a PC-AM já identificou o responsável pelos materiais e segue com as diligências para localizá-lo, assim como outros envolvidos. A polícia apura que a droga apreendida tem origem na região da Tríplice Fronteira e seria distribuída em Manaus.

A população pode contribuir com informações pelo Disque-Denúncia do Denarc: (92) 99482-2184 ou pelo 181, da Secretaria de Segurança Pública. A identidade dos denunciantes será mantida em sigilo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *