BrasilDestaque

Lula defende retorno rápido da Venezuela ao Mercosul

Em visita à Bolívia, presidente brasileiro apela pelo respeito internacional aos resultados das eleições venezuelanas

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em sua viagem oficial à Bolívia nesta terça-feira (9/7), na cidade de Santa Cruz de La Sierra, pronunciou-se favorável ao retorno imediato da Venezuela como membro pleno do Mercado Comum do Sul (Mercosul). A visita ocorre após a Bolívia ter sido aceita como membro do grupo econômico.

“Esperamos acolher a Venezuela de volta ao Mercosul muito em breve. A normalização da política venezuelana é crucial para a estabilidade de toda a América do Sul”, declarou Lula, ao lado do presidente boliviano Luis Arce.

Além disso, o presidente brasileiro enfatizou a importância de um reconhecimento universal dos resultados das próximas eleições venezuelanas, nas quais Nicolás Maduro concorre a um terceiro mandato, enfrentando como principal adversário Edmundo González.

“Nossa esperança é que as eleições ocorram de maneira pacífica e que seus resultados sejam validados por todos”, ressaltou Lula.

As eleições na Venezuela têm sido motivo de desconfiança entre observadores internacionais e líderes globais, devido a casos como a cassação das candidaturas de opositores, incluindo a líder oposicionista Maria Corina Machado e a anulação da candidatura de Corina Yoris, ambas do partido Vente Venezuela.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *