Câmara Municipal de Manaus abre novas CPIs para investigar contratos e Secretaria de Comunicação
Lissandro Breval e William Alemão assumem presidência das comissões
A Câmara Municipal de Manaus (CMM) deu início a duas novas Comissões Parlamentares de Inquérito (CPI) nesta quarta-feira, 18 de setembro. A primeira, denominada “CPI dos Contratos”, investigará pagamentos suspeitos a empresas relacionadas a pessoas próximas ao prefeito David Almeida. A segunda, “CPI da Semcom”, que já estava em andamento desde março, apura possíveis pagamentos em dinheiro dentro da Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom), envolvendo figuras ligadas a blogs locais.
A presidência da CPI dos Contratos ficará a cargo do vereador Lissandro Breval (Progressistas), que propôs o Requerimento nº 1.590/2024 para sua criação. O relator será o vereador Rodrigo Guedes (Progressistas), e a comissão contará com Daniel Vasconcelos (Republicanos), Eduardo Alfaia (Avante) e Luís Mitoso (MDB) como membros.
Na “CPI da Semcom”, o vereador William Alemão (Cidadania) assume a presidência, enquanto o relator será Capitão Carpê (PL). Diego Afonso (União Brasil), Fransuá (PSD) e Raulzinho (MDB) também compõem a comissão.
CPI dos Contratos foca em ligações familiares
O parecer jurídico que permitiu a criação da “CPI dos Contratos” foi lido pelo presidente da CMM, vereador Caio André (União Brasil), durante a sessão plenária. O objetivo é investigar contratos da Prefeitura de Manaus que envolvem Lidiane Oliveira Fontenele, sogra do prefeito David Almeida, além de Izabelle Fontenele, sua noiva, e Gabriel da Silva, seu genro.
CPI da Semcom apura denúncia de pagamentos em espécie
Já a “CPI da Semcom” foi motivada por uma denúncia de pagamento em espécie a um portal de notícias local, divulgada em vídeo pelo portal Metrópoles no dia 14 de março. As imagens supostamente mostram a transação ocorrendo dentro da sede da Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom), localizada no prédio da Prefeitura.
O requerimento nº 5.107/2024 que iniciou a investigação aponta possíveis atos de improbidade administrativa e desvio de verbas públicas. A nomeação oficial dos membros das CPIs será publicada na próxima edição do Diário Eletrônico do Legislativo Municipal.