Wilson Lima celebra a entrada dos novos policiais e destaca avanços na Segurança do Estado
O Amazonas recebeu nesta quarta-feira (27/11) o reforço de 1.000 novos policiais militares que passarão a atuar no policiamento ostensivo em janeiro de 2025. A solenidade de formatura foi comandada pelo governador Wilson Lima na Arena Amadeu Teixeira, em Manaus, e é mais um marco do programa Amazonas Mais Seguro, que visa fortalecer as Forças de Segurança do estado. Os novos agentes foram aprovados no concurso realizado em 2022, após 11 anos sem seleção de novos PMs.
Durante a cerimônia, Wilson Lima destacou a dedicação dos formandos. “Vocês juraram proteger o povo do Amazonas, mesmo aqueles que nunca conhecerão. Reforço o compromisso do Governo do Estado com a sociedade, e quero reconhecer o empenho de cada um de vocês. Esta é uma das mais bem preparadas turmas da nossa Polícia Militar”, declarou o governador.
Os novos soldados concluíram o curso no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP), após um estágio supervisionado na capital que envolveu patrulhamento a pé e motorizado, de segunda a sábado. A formação teve como foco técnicas de patrulhamento, abordagem e atendimento ao público.
Reforço na Estrutura de Oficiais
Em paralelo, 100 novos oficiais da Polícia Militar do Amazonas estão em formação, com previsão de conclusão em três anos. Além deles, 21 novos oficiais de saúde foram incorporados em abril de 2024, reforçando o quadro da Diretoria de Saúde da corporação. Entre as especialidades dos novos profissionais estão enfermagem, fisioterapia, ginecologia, psiquiatria, entre outras áreas essenciais para o atendimento interno.
Investimentos em Segurança Pública
O Governo do Amazonas, através do programa Amazonas Mais Seguro, segue ampliando os investimentos em segurança. Desde 2019, foram destinados R$ 1 bilhão para a área, incluindo melhorias na infraestrutura, aquisição de novas tecnologias e modernização do armamento das polícias Civil e Militar. Esse investimento contribuiu para tornar as polícias do Amazonas uma das mais bem equipadas e remuneradas do país, com o 5º maior salário bruto para a Polícia Militar, segundo o Fórum Brasileiro de Segurança Pública.
Os recursos também foram aplicados na compra de armamentos, munições, drones e na instalação do sistema “Paredão”, que atualmente conta com mais de 600 câmeras espalhadas por Manaus, reforçando a vigilância e o combate à criminalidade no estado.