DestaqueMobilidade Urbana

Operação Natal Seguro registra 85 casos de alcoolemia e intensifica fiscalização em Manaus

Ações integradas abordaram mil veículos em dez pontos estratégicos, com foco na segurança viária e prevenção de acidentes

A Operação Natal Seguro, promovida pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AM), Polícia Militar (PMAM), Polícia Civil (PCAM) e Corpo de Bombeiros (CBMAM), registrou 85 casos de alcoolemia e 23 recusas ao teste do bafômetro entre a noite de terça-feira (24/12) e a manhã desta quarta-feira (25/12). As fiscalizações ocorreram em dez pontos estratégicos de Manaus.

Durante a operação, mil veículos foram abordados, resultando em 294 autuações. Foram removidos 50 motocicletas e sete carros por irregularidades como condução sem placa de identificação. Além disso, 43 motoristas foram flagrados conduzindo veículos sem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou Permissão para Dirigir (PPD).

De acordo com Wendell Waughan, diretor-presidente do Detran-AM, a ação integrada se estenderá até o dia 7 de janeiro, com o objetivo de preservar vidas. “Estaremos nas ruas para coibir práticas que infrinjam as leis de trânsito. O foco é evitar crimes como dirigir sob efeito de álcool e conduzir motocicletas sem capacete. Faremos uso de todas as forças necessárias para garantir o cumprimento das normas”, enfatizou.

Incidente em ponto de fiscalização

Na avenida Constantino Nery, zona centro-sul, agentes perseguiram uma motocicleta sem placa, cujo condutor tentou descartar um celular e 30 gramas de substância entorpecente antes da abordagem. O caso foi encaminhado à Polícia Civil para as devidas providências.

Apoio e resultados preliminares

O coronel Almir Cavalcante, secretário executivo-adjunto da SSP-AM, destacou o suporte das unidades de comando e controle, como o Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops) e o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), para garantir o êxito da operação. Já o coordenador de Fiscalização do Detran-AM, Artur Cruz, ressaltou o foco na combinação de álcool e direção. “Nosso objetivo é reduzir os acidentes de trânsito causados por negligência e imperícia dos condutores”, disse.

Entre as principais infrações registradas estão: condução de motocicleta sem capacete (36 casos), permissão de direção sem CNH ou PPD (28 casos), dirigir com calçado inadequado (14 casos) e transporte de passageiro sem capacete (12 casos). Apesar da intensa fiscalização, houve apenas um acidente com três vítimas lesionadas na zona norte da capital.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *