DestaqueMobilidade Urbana

Prefeitura de Manaus reforça fiscalização de caminhões com a operação “Carga Pesada”

Ação do IMMU na zona Sul autua e remove veículos irregulares para garantir a segurança viária

A Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), intensificou a fiscalização de caminhões e carretas com mais uma edição da operação Carga Pesada . Realizada nesta quarta-feira (03/12), a ação ocorreu na Avenida Rodrigo Otávio, na zona Sul, próximo aos terminais privados de carga, e teve como objetivo garantir a segurança viária e coibir infrações no trânsito. Durante a operação, foram realizadas 203 abordagens, resultando em 53 autuações e na remoção de 9 carretas ao parqueamento.

O diretor de operações de trânsito do IMMU, Stanley Ventilari, ressaltou a importância dessa fiscalização para evitar acidentes graves. “O grande objetivo dessa operação é a segurança viária e evitar que maiores tragédias possam acontecer com esses tipos de veículos. Geralmente, quando uma pessoa tem um acidente com veículo pesado, caminhão, carreta ou ônibus, temos vítimas lesionadas ou fatais, e é isso que nós não queremos. Estamos reforçando a fiscalização principalmente nessa área do distrito, onde a maioria das carretas que circulam por toda a cidade passam por aqui. O objetivo é fiscalizar e garantir que esses veículos estejam em condições de circulação.”

Durante a operação, diversas irregularidades foram constatadas. “Infelizmente, ainda nos deparamos com muitas carretas com pneu desgastado, sem condição de circular e com documentação atrasada. Para nossa surpresa, mais uma vez encontramos um semi-reboque onde o chassi era de um cavalo trator, um caminhão trator. Ou seja, estamos retirando de circulação, levando para o parqueamento, e assim garantimos mais segurança viária.”

Parceria para reforçar a fiscalização

A operação faz parte de uma série de ações intensificadas pelo IMMU neste início de ano. Nos primeiros meses de 2024, foram realizadas mais de 730 abordagens, que resultaram em 182 autuações e na remoção de 37 veículos ao parqueamento. Além das fiscalizações, o IMMU tem parcerias ampliadas com o setor privado para reduzir acidentes.

Ventilari destacou que um encontro recente com representantes da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) e do Centro das Indústrias do Estado do Amazonas (CIEAM) alinhou estratégias para um trabalho integrado. “Fizemos uma reunião ontem com o Centro das Indústrias do Estado do Amazonas e a SUFRAMA, com Bosco Saraiva e alguns representantes dos portos aqui da área do Chibatão, onde se concentram a maioria desses veículos pesados. Essa reunião teve o objetivo de fortalecer um trabalho conjunto para reduzir o número de acidentes. No ano passado, circularam aproximadamente 850 mil contêineres nessa área, e este ano a estimativa é de 1 milhão. Então, estamos nos antecipando para evitar qualquer situação de irregularidade, intensificando a fiscalização e garantindo mais segurança viária. Essa parceria público-privada é essencial para que vidas sejam preservadas.”

O gerente geral da Supertrans, Edy Carlos, reforçou a importância do setor privado nesse processo. “Foi uma parceria que foi feita entre a Prefeitura, justamente junto com o IMMU. O objetivo aqui é dar suporte total para melhorar o trânsito de Manaus, garantindo a segurança à população. Uma parceria envolve empresas logísticas, como o Grupo Superterminais, para inibir a circulação de veículos em condições inconvenientes. Nosso compromisso é salvar vidas e melhorar o trânsito de Manaus.”

Além disso, ele destacou a colaboração das empresas no suporte logístico. “Montamos essa parceria com a Prefeitura e o IMMU, e vamos disponibilizar equipamentos, cavalos mecânicos e todo o suporte necessário para remoções. O objetivo é garantir que os veículos sem condições de tráfego retirados sejam das ruas de maneira eficiente e segura.”

A Prefeitura de Manaus seguirá com as fiscalizações, garantindo um trânsito mais seguro e organizado na cidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *