PC-AM realiza operação em Autazes e Nova Olinda do Norte e recupera 47 motocicletas roubadas, furtadas e adulteradas
Com essa operação, são 68 motocicletas já recuperadas pela PC-AM, neste ano, em operações policiais realizadas no interior do Amazonas
A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM) divulgou, nesta sexta-feira (21/03), que por meio da Delegacia Especializada em Roubos e Furtos de Veículos (DERFV), em conjunto com as 39ª e 47ª Delegacias Interativas de Polícia (DIPs) de Autazes e Nova Olinda do Norte (a 113 e 135 quilômetros de Manaus), realizou, entre segunda-feira e quarta-feira (17 e 19/03), duas operações policiais que resultaram na recuperação de 47 motocicletas oriundas de roubos e furtos.
Com essa operação, a PC-AM soma, em apenas três meses, 68 motocicletas recuperadas em operações policiais, realizadas no interior do Amazonas. Durante a coletiva de imprensa realizada nesta sexta-feira, o delegado-geral da PC-AM, Bruno Fraga, ressaltou que essa é a terceira operação feita no interior do Estado, com objetivo de recuperar motocicletas que foram roubadas e furtadas em Manaus.

“A DERFV continua exercendo essa atuação forte nos municípios do interior, pois o nosso objetivo é desbaratar essas associações criminosas que estão cometendo roubos e furtos em Manaus e escoando os veículos para os nossos interiores. Nós vamos chegar em todos os municípios, seja ele o mais longínquo até o mais próximo”, enfatizou o delegado-geral.
O delegado Rodrigo Barreto, titular da DERFV, destacou que a atual gestão da PC-AM tem dado a estrutura para a unidade especializada possa realizar esse tipo de trabalho no interior, o que não era feito antes.
Segundo o delegado, em Nova Olinda do Norte, foram apreendidas, entre segunda e terça-feira, 35 motocicletas com sinais de adulteração, sendo que 90% delas já foram identificadas como roubadas e furtadas e o restante ainda será identificado, pois os chassis estão cortados.

“Os 5% que estão faltando identificar foram motocicletas vendidas pelos criminosos como se tivessem sido arrematadas em leilão. Por isso fica o alerta de evitar comprar veículo vendidos desta forma, pois são veículos roubados com chassi cortado e motor raspado e entregue um documento falso de uma empresa que faz leilão”, disse o delegado.
Conforme o delegado, em Autazes foram recuperadas 12 motocicletas com os mesmos sinais. Todas as motos recuperadas serão trazidas para Manaus e devolvidas aos proprietários.
De acordo com o delegado, a equipe policial também foi em locadoras dos municípios, onde foram recuperadas algumas motocicletas. “As pessoas das locadoras não sabiam que as motos eram roubadas ou furtadas. Eles compraram de terceiros que apresentaram documentos falsos”, mencionou o delegado.
O titular da DERFV orienta que as pessoas riorizem adquirir veículos em lojas credenciadas ou diretamente com os proprietários, para reduzir o risco de prejuízo.