DestaqueMobilidade Urbana

Vereadores notificam a empresa Via Verde sobre o descumprimento da lei que obriga a presença de cobradores em ônibus em Manaus

Parlamentares fiscalizaram a empresa na zona Centro-Oeste de Manaus e exigiram o cumprimento da Lei Municipal nº 2.923, que proíbe ônibus convencionais de circularem sem cobrar

Na madrugada desta terça-feira (25), os vereadores Rodinei Ramos e Jaildo Oliveira estavam na garagem da empresa Via Verde, bairro Lírio do Vale, localizada na zona Centro-Oeste de Manaus, para notificar a empresa pelo descumprimento da legislação municipal que determina a obrigatoriedade de cobradores nos ônibus do transporte coletivo convencional.

Durante a fiscalização, os parlamentares constataram que vários veículos saíram da garagem sem o assento destinado ao cobrador, o que configura infração à Lei Municipal nº 2.923, de 28 de junho de 2022 . A norma alterou o artigo 8º da Lei nº 2.898, de 09 de junho de 2022, estabelecendo que:

“§ 1.º O pagamento da tarifa será feito pelo passageiro ao cobrador, no serviço Convencional, e ao motorista, no serviço Complementar.

Segundo os vereadores, a retirada dos cobradores prejudica tanto a população quanto os motoristas. Eles argumentaram que, além de sobrecarregar os condutores, que já enfrentam o intenso trânsito da cidade, a ausência de cobradores compromete a qualidade do atendimento aos usuários do transporte público.

O vereador Jaildo Oliveira , ligado à categoria dos rodoviários, afirmou:
“Estamos aqui desde as três da madrugada acompanhando a saída dos ônibus. É um abuso da empresa. Se existe uma lei municipal, ela tem que ser cumprida. O motorista já enfrenta um trânsito perigoso e ainda tem que se preocupar em cobrar passagem. Isso é inaceitável.”

Rodinei Ramos reforçou a necessidade de fiscalização e respeito à legislação:
“Viemos notificar a empresa para que ela cumpra a lei e mantenha os cobradores nos ônibus. Tirando o cobrador, o serviço piora para a população. Estamos aqui preocupados com o trabalhador e com o povo de Manaus.”

Os vereadores prometeram acionar os órgãos competentes e seguir a luta para garantir a valorização da categoria e um transporte público mais digno e eficiente para os manauaras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *