DestaqueSegurança

Coronel Fabiano Bó é homenageado com Medalha do Exército em solenidade no CMA

Manaus – Em uma cerimônia marcada por reconhecimento e emoção, o coronel Fabiano Machado Bó, chefe da Casa Militar do Governo do Amazonas, foi um dos condecorados com a Medalha Exército Brasileiro, na noite desta quarta-feira (16), durante a tradicional solenidade militar alusiva à Semana do Exército 2025.

O evento foi realizado no 2º Grupamento de Engenharia, na Zona Oeste de Manaus, reunindo autoridades civis e militares para celebrar os 377 anos do Exército Brasileiro e destacar nomes que vêm contribuindo com o desenvolvimento e a defesa da Amazônia.

Ao receber a honraria das mãos do comandante do Comando Militar da Amazônia (CMA), general Ricardo Costa Neves, o coronel Bó falou sobre a importância da parceria entre as instituições.

“Essa condecoração representa o esforço coletivo de todos que atuam na preservação da segurança e soberania da nossa região. A parceria com o Exército, em especial com o general Costa Neves, tem sido fundamental para alinharmos estratégias e fortalecer a presença do Estado na Amazônia. Juntos, temos atuado com firmeza e compromisso com o nosso povo”, afirmou Bó.

Além de Fabiano Bó, outras personalidades foram homenageadas, como o delegado Mário Paulo Telles (DRCO), o empresário Antônio Azevedo (TV Lar), representantes da UFAM, do Itamaraty e do setor empresarial.

Trajetória marcante na Amazônia: a carreira do general Costa Neves

Atualmente, como comandante do CMA em Manaus, o general se despede da região com forte laço afetivo e institucional, sendo cotado para assumir cargos estratégicos em Brasília, como o Comando de Operações Terrestres, podendo, inclusive, trilhar caminho até a chefia maior do Exército Brasileiro.

Natural de Olímpia (SP), o general Costa Neves acumula uma década de serviços prestados à Amazônia. Em 2015, assumiu o comando da 17ª Brigada de Infantaria de Selva, em Porto Velho (RO). Depois, foi promovido a general de divisão, servindo em missão da ONU na República Democrática do Congo. Em seguida, liderou a Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) e, em 2022, retornou à região como comandante do Comando Militar do Norte, em Belém.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *