BrasilDestaque

Ex-técnico da seleção brasileira de futebol faz tratamento contra câncer

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF), representando a família de Carlos Alberto Parreira, ex-técnico da seleção brasileira masculina de futebol, informou nesta sexta-feira (12) que ele está em tratamento contra um linfoma de Hodgkin. Este tipo de câncer, menos comum e originado no sistema linfático, parte do sistema imunológico, tem sido tratado por Parreira há quatro meses por meio de quimioterapia. A equipe médica do Hospital Samaritano e a família do treinador, que tem 80 anos, informa que ele está reagindo muito bem ao tratamento.

Carlos Alberto Parreira teve uma carreira notável como técnico, incluindo vitórias em competições nacionais, como o Campeonato Brasileiro de 1984 com o Fluminense e a Copa do Brasil de 2002 com o Corinthians. Seu maior feito, no entanto, foi liderar a seleção brasileira à vitória na Copa do Mundo de 1994 nos Estados Unidos. Ele também foi parte essencial da equipe técnica de Zagallo em 1970, atuando como preparador físico na conquista da Copa do Mundo no México.

Sobre o linfoma de Hodgkin

Esta doença rara atinge cerca de três pessoas em cada 100 mil habitantes no Brasil. O tratamento geralmente envolve quimioterapia intravenosa e, em alguns casos, radioterapia. Os tumores costumam aparecer no pescoço e no tórax, e em estágios avançados podem afetar o abdômen e a medula óssea. Embora seja mais comum em adolescentes e adultos jovens, também pode ocorrer em idosos. As regiões do Brasil com maior incidência dessa doença são o Sudeste e o Sul, seguidas por Nordeste, Centro-Oeste e Norte. O Inca, referência no tratamento deste câncer no país, atende anualmente cerca de 70 pacientes com linfoma de Hodgkin.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *