CidadesCulturaDestaque

Mocidade Independente de Aparecida brilha como tricampeã e destaques do grupo de acesso

A gloriosa Mocidade Independente de Aparecida, representante da zona sul, conquistou com brilho o título de tricampeã do grupo especial do Carnaval de Manaus. Com uma pontuação impressionante de 269,1, a escola ampliou seu domínio no evento, atingindo a marca histórica de 25 títulos e reafirmando seu status como a maior vencedora do carnaval local.

Este ano, a escola encantou a todos com o enredo “O Rio Madeira é testemunha. A floresta, o berço. Luta, suor, união pra eternidade. A Aparecida mostrou no Sambódromo de Manaus a saga da Família Cidade”.

Seguindo de perto, a Reino Unido da Liberdade alcançou a segunda posição com 267,1 pontos, enquanto a Andanças de Ciganos ficou em terceiro, com 265,8 pontos, após critérios de desempate minuciosos.

No Grupo de Acesso

A Sem Compromisso se destacou como a campeã do grupo de Acesso A do Carnaval de Manaus, marcando seu retorno ao Grupo Especial após cinco anos. Já no Acesso B, a Meninos Levados conquistou o primeiro lugar, garantindo sua ascensão ao Acesso A no ano seguinte. A apuração ocorreu nesta segunda-feira (05/02), no Centro de Convenções Gilberto Mestrinho, no Sambódromo.

A Sem Compromisso, uma escola tradicional de Manaus, alcançou a pontuação de 268,70 com o enredo “Nesse Encontro das Águas navega a audácia de um sonhador: Oswaldo Lopes, a trajetória do grande comunicador”, uma bela homenagem ao jornalista e presidente do sistema de Rádio e Televisão Encontro das Águas, Oswaldo Lopes.

Por sua vez, a Meninos Levados, originária da Praça 14, obteve 266,90 pontos com o tema ‘‘Dos primórdios à interatividade, a arte de comunicar’’. Após o segundo lugar no ano passado, neste ano a escola subiu ao topo. “Este título é dedicado principalmente às minhas costureiras, ao meu esforço, à equipe do barracão. Nossa diretoria trabalhou sem descanso, dia e noite, e nos últimos dias o trabalho foi ininterrupto. Agradeço a todos da imprensa. E no próximo ano, teremos mais”, expressou com emoção o representante da escola, Dorival Júnior.

As escolas Acadêmicos da Cidade Alta (267,60 pontos) e Império do Havaí (266,50 pontos) também foram premiadas com o segundo e terceiros lugares no Acesso A, enquanto no grupo B, Ipixuna (264,50 pontos) e Gaviões do Parque (262,60 pontos) ocuparam as respectivas posições.

A mesa de apuração foi presidida por Iomar Brandão “Japonês”, diretor de Carnaval dos Grupos de Acesso, e contou com a presença de José dos Santos, diretor de eventos da Secretaria de Cultura do estado, além de representantes do Grupo de Acesso de Cultura Popular (Gao) e da União das Escolas de Samba do Estado do Amazonas (Uesam).

Este ano, o Carnaval de Manaus foi um espetáculo de cores, ritmo e alegria, com as escolas de samba demonstrando não apenas seu talento e criatividade, mas também uma profunda conexão com as tradições culturais e históricas da região. A competição acirrada entre as escolas do Grupo Especial e dos Grupos de Acesso A e B reflete o vibrante espírito carnavalesco da cidade, mantendo viva a chama dessa importante celebração cultural.

Acesso B

As oito agremiações do grupo B desfilaram no Sambódromo na quinta-feira (1º/02), seguidas pelo grupo Acesso A na sexta-feira (02/02). Este evento iniciou as festividades do Carnaval na Floresta, uma iniciativa do Governo do Estado, através da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, em colaboração com órgãos municipais.

Grupo Acesso A (continuação):

4º Presidente Vargas

5º Mocidade Independente do Coroado

6º Beija Flor do Norte

7º Unidos da Cidade Nova

8º Tradição Leste

9º Primos da Ilha (que não participou do desfile)

Grupo Acesso B (continuação):

4º Império do Mauá

5º Leões do Barão Açu

6º Legião de Bambas

7º Mocidade Independente da Raiz

8º Unidos do Coophasa

Este ano, o Carnaval de Manaus foi um espetáculo de cores, ritmo e alegria, com as escolas de samba demonstrando não apenas seu talento e criatividade, mas também uma profunda conexão com as tradições culturais e históricas da região. A competição acirrada entre as escolas do Grupo Especial e dos Grupos de Acesso A e B reflete o vibrante espírito carnavalesco da cidade, mantendo viva a chama dessa importante celebração cultural.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *