BrasilCultura

Eneva patrocina projeto de estudantes Maranhenses para enriquecer experiência cinematográfica de deficientes auditivos

Uma equipe de dez estudantes da Escola Municipal Coração de Jesus, localizada em Santo Antônio dos Lopes, Maranhão, participará de uma competição nacional de robótica em Brasília. Eles apresentarão um protótipo inovador destinado a melhorar a experiência de cinema para deficientes auditivos. Este projeto é apoiado pela Eneva, uma empresa atuante na produção de gás natural e geração de energia no estado.

A equipe, denominada Ecoje Sal, foi finalista no Torneio SESI de Robótica Regional Maranhão em janeiro e seu projeto consiste em um colete acessível equipado com 14 motores pequenos. Estes motores vibram em resposta ao som ambiente, captado por sensores, proporcionando uma experiência tátil aos usuários.

Os criadores do colete viajarão para o Distrito Federal, onde participarão do Torneio de Robótica FIRST LEGO League Challenge (LFL), que é uma etapa preliminar para o campeonato mundial da First nos Estados Unidos. Este evento desafia estudantes a desenvolverem soluções para problemas cotidianos.

Vinícius Nascimento, professor e orientador da equipe, explica que o dispositivo busca oferecer novas sensações ao público, utilizando as ondas sonoras das trilhas e cenas de filmes, a um custo acessível.

A Escola Coração de Jesus, reconhecida pelo seu alto Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), é patrocinada pela Eneva desde 2022. Além do patrocínio, a Eneva colabora no projeto “Prototipando Sonhos”, que fornece treinamento, material e bolsas de iniciação científica e robótica para estudantes.

Flávia Heller, diretora-executiva de Estratégia e ESG da Eneva, enfatiza a importância da educação como ferramenta de empoderamento e meio de alcançar equidade social. A empresa também apoia a educação através do projeto “Aprender: Dentro e Fora da Escola”, uma parceria com o Governo do Estado que beneficia cinco municípios maranhenses produtores de gás natural.

O Festival SESI de Educação, que ocorrerá a partir de quinta-feira (29), será gratuito e aberto ao público. Os visitantes poderão assistir às competições, participar de oficinas maker e interagir com os aparatos do SESI Lab itinerante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *