Amazonas

Wilson Lima anuncia entrega de mais de 200 CNHs pelo projeto CNH Social

Projeto “Detran Cidadão” beneficiará 80 mil pessoas até o término do segundo ciclo

O Governador do Amazonas, Wilson Lima, realizou nesta terça-feira (16/04) a entrega de mais de 220 Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs) gratuitas, através do projeto “CNH Social”, parte integrante do programa “Detran Cidadão”. Este projeto visa beneficiar indivíduos em situação de vulnerabilidade social no estado, tendo já facilitado o acesso à habilitação para 60 mil pessoas desde sua implementação em novembro de 2021.

Wilson Lima destacou que estas ações são estratégicas para fomentar emprego e renda. “Essa ação do Detran Cidadão também chega ao interior do Estado, não só com a entrega de habilitação, mas também com a entrega de capacete, de colete para quem é mototaxista, para quem trabalha no interior”, explicou o governador, reforçando que o projeto é uma política de estado criada durante sua gestão e aprovada pela Assembleia Legislativa.

O “CNH Social” foi lançado em novembro de 2021 pelo Departamento Estadual do Amazonas (Detran-AM), inicialmente disponibilizando 40 mil vagas. O programa entrou em seu segundo ciclo em abril de 2023, com previsão de oferecer até 80 mil vagas ao final. A cerimônia de entrega ocorreu na sede do Detran-AM, em Manaus.

“O que estamos fazendo aqui é deixando um legado para dar oportunidade àquelas pessoas que tanto precisam, a quem não tem condições de pagar, por exemplo, R$ 2 mil para tirar uma Carteira de Habilitação e com essa ajuda essa pessoa possa ter a oportunidade de ser inserida no mercado de trabalho”, comentou o governador.

Iniciativas sociais

Dentro do escopo do programa “Detran Cidadão”, estão inclusos os projetos ‘CNH na Escola’ e ‘Motociclista Legal’. O último mencionado foi lançado também em novembro de 2021 e já assistiu 9 mil trabalhadores (motofretistas e mototaxistas) com a entrega de kits de segurança, que incluem coletes de identificação e capacetes de proteção.

Wendel Monteiro, diretor-presidente do Detran-AM, detalhou o processo de qualificação dos beneficiários. “Eles têm que cumprir todas as regras, tem que fazer o exame psicotécnico, as aulas de legislação, tem que ser aprovado na prova de legislação, depois faz as aulas de direção, prova de direção, para depois ele ser contemplado”, explicou.

O projeto “CNH na Escola”, iniciado em março de 2022, visa proporcionar aos alunos do Ensino Médio da rede pública estadual aulas gratuitas sobre legislação de trânsito. Entre 2022 e 2023, 113 alunos concluíram o curso de legislação em quatro escolas da capital, e atualmente, 324 estudantes em sete escolas estão participando. Para 2024, espera-se expandir o projeto para mais sete escolas, incluindo duas no interior, beneficiando adicionalmente 742 alunos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *