Governador do RS declara situação de desastre sem precedentes
Eduardo Leite Solicita Evacuação de Áreas de Risco e Busca Apoio
Eduardo Leite, governador do Rio Grande do Sul, alertou que os estragos causados pelas chuvas intensas podem se tornar o pior desastre da história do estado em termos de danos materiais.
“Este ano superará as inundações do ano passado que resultaram em mais de 50 mortes e grandes danos”, afirmou Leite em coletiva em Porto Alegre.
A Defesa Civil do estado registrou dez mortes, onze feridos e vinte e uma pessoas desaparecidas. Aproximadamente 19,1 mil cidadãos foram afetados, com mais de 3.416 desabrigados e 1.072 em abrigos públicos. “Estamos enfrentando um momento crítico, comparável a uma guerra”, destacou Leite, mencionando ainda que barragens estão sendo monitoradas e deslizamentos de terra ocorrem em várias regiões.
O governador listou várias cidades em risco iminente de enchentes e deslizamentos e enfatizou a necessidade urgente de evacuação. Leite também discutiu a situação com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, buscando apoio federal e a coordenação das Forças Armadas para enfrentar a crise. Segundo o Ministério da Defesa, 335 militares já estão mobilizados para assistência.